Pesquisar

PUCPR e Huawei ampliam parceria em inovação tecnológica

Hotmilk Open Startups
Foto: Divulgação/HOTMILK

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), referência nacional em formação de excelência e inovação aplicada, firmou uma parceria estratégica com a Huawei, líder global em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, para sediar dois novos centros de excelência operacional em seu campus de Curitiba.

Serão inaugurados o Centro Remoto de Qualidade (Brazil Remote Quality Center | BRQC), focado na análise de qualidade das instalações técnicas de campo, e o inédito Centro de Entrega Operacional (Delivery Operation Center | DOC), dedicado à otimização de processos e aprimoramento de serviços operacionais.

A iniciativa, conduzida em conjunto com a HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, reforça o papel da universidade como protagonista na formação de talentos altamente qualificados.

O projeto tem como objetivo capacitar estudantes nos padrões globais da Huawei e preparar mão de obra para o dinâmico setor de tecnologia e telecomunicações, aproximando academia, mercado e inovação.

Para o ecossistema de inovação, a parceria reforça sua missão de conectar universidade e empresas  na criação de soluções transformadoras.

“A HOTMILK tem como propósito transformar desafios em oportunidades por meio da inovação aberta. Essa parceria com a Huawei é um exemplo de como a colaboração entre academia e indústria pode gerar impacto social e tecnológico, capacitando profissionais e aproximando o ensino superior das demandas do mercado”, destaca Marcelo Moura Fernandes, diretor da HOTMILK. 

Os novos centros integram o ecossistema do Global Service Center (GSC) da Huawei, centro global de entrega centralizada de serviços na América Latina.

Enquanto o modelo de Centro de Qualidade já existe em parceria com outras instituições, esta é a primeira vez no Brasil que a Huawei estabelece um Centro de Entrega Operacional dentro de uma universidade, unindo prática de mercado, ambiente acadêmico e inovação em processos.

Com a contratação inicial de profissionais e estagiários de engenharia pela PUCPR, o projeto funciona dentro das dependências da universidade.

O BRQC é responsável por analisar remotamente e em tempo real a qualidade das instalações e equipamentos de sites de telecomunicações, garantindo a excelência na expansão da infraestrutura 5G. 4

Já o DOC atua na otimização, automação e execução de processos operacionais internos da Huawei, como a emissão de pedidos de compra e a geração de relatórios de aceitação para clientes. A previsão é que o escopo de atuação, iniciado no Paraná, se amplie gradualmente para outras regiões do Brasil e, futuramente, para a América Latina.

Na prática, os laboratórios funcionam como centros de certificação e auditoria técnica dos serviços realizados pela Huawei em campo.

Os times da PUCPR avaliam relatórios, validam entregas e atestam a qualidade dos serviços prestados pela empresa para operadoras de telecomunicações. O produto final do trabalho consiste em relatórios técnicos de acompanhamento e validação da qualidade, elaborados pelos próprios alunos com supervisão dos engenheiros da Huawei.

Compartilhe

Leia também

negligência marca economia pr

Negligência com marca expõe empresas a perdas milionárias

Inovação Mobilidade Economia PR

Startup impulsiona inovação e impacto na mobilidade urbana

Welcome Trips Economia PR

Welcome Trips faz 20 anos com R$ 50 mi e foco em experiência