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Fast food pode ser saudável e com propósito

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Foto: Divulgação

Há dez anos, frequentar um restaurante que vendia saladas como carro-chefe parecia cena de filme americano. A TASTY foi pioneira em trazer o conceito para Curitiba, capital considerada mercado teste de novas operações e produtos. A ideia não só deu certo, como a marca virou franquia em 2016 e hoje tem oito unidades em Curitiba (PR) e uma em Florianópolis (SC), sendo três operações dentro de shopping centers. 

Com planos de expansão para 2024, a TASTY busca crescer com qualidade, com franqueados engajados para garantir o sucesso de cada operação.

A marca nasceu em 2014, do sonho dos fundadores Patricia Lion e Rodrigo Pasinato em trazer para o dia a dia o encontro entre comida gostosa, saudável e sem extremismos. Tudo isso em um ambiente agradável, moderno e acolhedor.

“Apostamos inicialmente nas saladas, sucos naturais e sobremesas fit com muito sabor e nenhuma culpa. Com o tempo trouxemos para o cardápio os pokes e os pratos executivos para dar mais opções aos clientes em todas as estações do ano, sempre prezando pelo gostinho caseiro e ingredientes super frescos”, explica Patricia.

O setor de alimentos saudáveis vem ganhando destaque nos últimos anos. Segundo dados da Euromonitor Internacional, entre 2015 e 2020, o aumento foi de 33%. Todavia, com a chegada da pandemia e a preocupação com a saúde e bem-estar, 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares e, como resultado, a receita de mercado do ramo de saudáveis foi de R$ 100,2 bilhões em 2020. Até 2025, a expectativa é que o segmento cresça mais 27%.

Esse novo cenário levou ao aumento do número de pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável, por isso, hoje, o Brasil ocupa o 7º lugar em um ranking mundial que avalia o mercado de alimentos e bebidas saudáveis e como os consumidores estão preocupados em unir praticidade a uma boa alimentação.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Fiesp indicou que, ainda que o aumento da busca por um lifestyle com alimentos mais nutritivos seja significativo, cerca de 38% das pessoas consideram o preparo desses alimentos mais trabalhoso.

É nesse momento que a TASTY ganha cada vez mais adeptos. Em 2023, por exemplo, foram vendidos 223 mil pratos principais, entre saladas, bowls e wraps.

“Não vendemos apenas comida saudável, vendemos tempo de qualidade. E tudo isso com valores que cabem no bolso, pois temos pratos completos a partir de R$ 25,90”, conta Pasinato.

Ele destaca que o cardápio fica à disposição o dia todo, inclusive no delivery, sendo que a maioria das lojas funciona até 22 horas. 

Arquitetos de formação, Patricia e Rodrigo colocaram a mão na massa quando decidiram abrir a primeira unidade da TASTY. Além do projeto, eles produziram o mobiliário, cuidaram da pintura da primeira unidade, e transformaram as lojas em referência de lifestyle. Um refúgio para quem quer comer bem e ter uma pausa de qualidade no meio do dia.

O conceito fast casual aplica-se mais no sistema de autosserviço e na existência de mesas compartilhadas que permitem aos clientes sempre encontrarem um lugar para sentar e comer bem mesmo quando estão com pressa.

Esse conceito funcionou e foi sendo aprimorado ao longo desses dez anos. “Completar dez anos da marca respeitando os conceitos lá do início é algo que nos orgulhamos muito”, diz Patricia.

Hoje, a marca conta com uma Cozinha Central a fim de oferecer estrutura de operação, padronização dos insumos e suporte aos franqueados.

Apesar de ter ficado conhecida como uma Salad Shop, a TASTY entendeu seu público consumidor e ampliou o cardápio com os pokes e os pratos executivos, seguindo uma tendência mundial no mercado de alimentos saudáveis. A releitura dos PFs com mix de arroz integral, farofa de feijão com amêndoas e legumes também turbinou o menu, assim como as opções para o lanche da tarde como as empanadas e tortinha de maçã integral.

Vegetarianos, veganos e pessoas com dietas restritivas também tem vez na TASTY. “No cardápio priorizamos preparos com alimentos frescos e integrais, com menos açúcar e conservantes. “Queremos mostrar que é possível ser saudável e gostoso ao mesmo tempo”, acredita Patricia.

Outro diferencial da marca são os cardápios sazonais. A intenção é apresentar novidades de acordo com o que é tendência, sempre adequando ao paladar de cada estação do ano.

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