A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) promoveu, na noite desta terça-feira (2), a abertura do 42º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ), realizado em Foz do Iguaçu.
Considerado o principal fórum de integração e modernização das juntas do País, a edição de 2025 tem como tema “Transformação digital das Juntas Comerciais: A Era da Inteligência Artificial”, e reúne presidentes, secretários-gerais, procuradores, gestores da Redesim e servidores de todas as regiões.
Marcos Rigoni, presidente da Jucepar, destacou a mudança tecnológica dos últimos anos e o impacto direto no ambiente de negócios do Estado.
“Todos que utilizam os serviços da Junta sabem o quanto evoluímos nesses sete anos. Saímos da era do papel para nos transformarmos na Junta 100% digital. Hoje é possível abrir, alterar e encerrar uma empresa em qualquer lugar do mundo, em questão de minutos e até mesmo segundos”, afirmou.
A presidente da Fenaju, Gregória Benário, destacou a importância do encontro como espaço de balanço, aprendizado e construção de conhecimento entre as Juntas Comerciais.
Reunimos delegações de todos os estados, tratando do desenvolvimento econômico, das perspectivas e da troca de ideias. Registrar uma empresa hoje em menos de 24 horas é fruto desses encontros entre servidores de todo o país”, reforçou.
Sobre o tema central desta edição, Benário ressaltou também o papel da transformação digital. “
A Fenaju dialoga para padronizar procedimentos em todo o país, e a tecnologia é parte fundamental disso. A inteligência artificial nos dá mais tempo para atuar em outras frentes e desburocratizar ainda mais o ambiente para o empreendedor”, explicou.
Também presente na mesa de abertura, Alzenir Porto, presidente da Junta Comercial do Piauí e presidente de honra do ENAJ, destacou como os encontros nacionais contribuem para elevar o padrão de modernização em todo o Brasil. Em relação ao tema do evento, ela ressaltou a importância da Inteligência Artificial nos trabalhos das juntas nacionais.
“Hoje as juntas comerciais praticamente de todo o país já utilizam a inteligência artificial na melhoria do nosso trabalho. Então é algo que a cada dia que passa você só implementa mais essa ferramenta, utilizada, por exemplo, para que chegássemos à celeridade que hoje estamos”, destacou.