A Sondagem do Dia dos Pais, conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, revela que 56% dos filhos planejam presentear os pais em 11 de agosto. Este percentual supera os 53,9% registrados no ano anterior, mostrando aumento no desejo de comemorar a data.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca que o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do varejo, trazendo movimento adicional para o comércio e estimulando a geração de empregos.
“A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é que o volume de vendas para a data será de R$ 458 milhões no Paraná, estando previstas a abertura de vagas temporárias para atender esta demanda sazonal, aquecendo ainda mais o mercado de trabalho paranaense”, afirma.
Apesar do aumento na intenção de presentear, o valor médio dos presentes sofreu uma leve queda de 1,1% em relação ao ano anterior, fixando-se em R$ 136,08. A maioria dos presentes (36,5%) deverá custar até R$ 100,00.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a estabilidade na intenção de presentear indica uma oportunidade para os pequenos negócios capitalizarem essa demanda.
“A diversidade de itens procurados, como roupas, calçados, perfumes e cosméticos, mostra uma gama de possibilidades para diversificar ofertas e atrair mais clientes”, aponta.
Suelen ainda destaca que, seja no físico ou digital, é preciso ter uma presença adaptada, construída para cada canal.
“Bom atendimento e experiências que agreguem valor são decisivas no processo de escolha. O consumidor está atento e realizando pesquisas, principalmente no ambiente on-line, antes de encontrar o melhor presente”, finaliza.
A inflação da cesta de consumo do Dia dos Pais, calculada pela Fecomércio PR a partir dos dados do IPCA-15, registrou deflação de 0,06% em Curitiba no mês de julho, enquanto o IPCA-15 subiu 0,15%. Em 12 meses, de agosto de 2023 a julho desse ano, a inflação da cesta de bens e serviços do Dia dos Pais na capital paranaense acumulou alta de 3,23%, valor inferior se comparado com o acumulado de agosto de 2022 a julho de 2023, no valor de 3,59%.
Apesar da desaceleração da inflação, itens importantes na cesta de consumo do Dia dos Pais vêm representando aumento nos últimos 12 meses, especialmente Livros não didáticos, com 15,41%, Perfumes (15,30%) e Roupa masculina (5,74%).
Roupas e calçados são os itens mais populares, citados por 52,1% dos filhos. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (19,1%), comidas e bebidas (5,3%), joias, relógios e outros acessórios (4,3%), presentes em dinheiro (2,9%), artigos de caça e pesca (2,4%), e lembrancinhas ou artesanatos (2,4%).
A maioria dos filhos (60,7%) planeja fazer as compras até uma semana antes do Dia dos Pais. Outros 15,3% pretendem comprar entre 8 e 15 dias antes, e 13,4% deixarão a compra para o próprio dia. Aqueles que se programam com mais antecedência somam 10,6%.
As compras online devem corresponder a 27,6% do volume de compras, mas o comércio presencial será o mais procurado, especialmente das lojas de rua. Somadas, as lojas do centro da cidade e de bairro receberão 32,5% dos consumidores. Os shoppings serão o local de compras de 27,6% dos paranaenses.
Pagamentos à vista dominarão as transações, com 66,4% do total, sendo o Pix a modalidade preferida, com 33,2%, e o cartão de débito, 22,3%. Observa-se uma transição entre essas duas formas de pagamento: enquanto no ano passado o cartão de débito liderava com 33,8%, o Pix era a escolha de 24,8%.
O cartão de crédito à vista será utilizado por 18,3% dos consumidores e a opção parcelada, por 13,8%. As compras em dinheiro corresponderão a 10,9% e o carnê ou crediário, 1,5%.
Os consumidores estão cada vez mais informados antes de efetuar a compra. A maioria, 75,6%, realiza pesquisa de preço, principalmente pela internet (50,2%).
Entretanto, o fator preço não é o que determinará a decisão de compra. A qualidade do produto é o que mais influencia, com 30,5%. O atendimento do vendedor é outro ponto determinante, com 20,7%. Somente depois os aspectos relacionados a preço são avaliados: promoção (15,3%), preço baixo (11,8%) e desconto (10,3%).
A entrega e o valor do frete estão ganhando importância, com um aumento de 3,4 pontos percentuais, passando de 2% para 5,4% em relação ao ano passado.