Apenas uma chapa, denominada “Integração & Futuro”, foi inscrita para concorrer ao pleito e a aclamação dos Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal do Visit Iguassu aconteceu na tarde da última quinta-feira, durante Assembleia Geral Ordinária, o empresário Wolney Biesdorf, da MMC Turismo, irá presidir a instituição no biênio 2026/2027.
“Assumir a presidência do Visit Iguassu é uma honra e uma grande responsabilidade. Este é um momento de continuidade, mas também de renovação do nosso compromisso coletivo com o fortalecimento do turismo, da economia e da imagem do Destino Iguaçu. Seguimos agora com o desafio e a inspiração de ampliar nossa atuação em mercados estratégicos, fortalecer parcerias, investir em qualificação, inteligência de dados e em ações que valorizem nossa cultura, hospitalidade e experiências únicas. O Visit Iguassu continuará sendo a casa de todos que acreditam no potencial da nossa região. Vamos trabalhar de forma coletiva, transparente e integrada, para manter Foz do Iguaçu como um destino sustentável, competitivo e admirado.”, salientou Biesdorf em seu discurso durante a Assembleia Geral, quando agradeceu os Conselheiros da gestão que finda.
O empresário Jaime Machado Mendes comandou a entidade pela gestão 2024-2025 e destacou que o período foi marcado pela divulgação da região trinacional de forma nacional e internacional, com presença significativa em programas de TV e em eventos de MICE e Visitors.
“Nesses dois anos em que estive à frente do Visit Iguassu, junto com os conselheiros atuantes, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto a força da nossa marca e o quanto o Destino Iguaçu tem ganhado o mundo. A cada ação, campanha e missão de trabalho, vimos nossa presença se expandir, voltamos ao pódio ICCA como 3º destino brasileiro que mais recebe eventos e também ampliamos nossa atuação, coordenando pela Gestão Integrada do Turismo, escritórios de divulgação de Foz do Iguaçu/PR nos Estados Unidos e na China, que fortalecem a promoção internacional e ampliam nossa conexão com mercados estratégicos.”, complementou.
Plano de Ação para 2026
Conforme determina o estatuto da entidade, além da eleição da nova diretoria, o Visit Iguassu apresentou aos seus associados o Plano de Trabalho e Dotação Orçamentária para 2026.
Entre as metas para o próximo ano, estão 35 novos eventos a serem captados entre 2026 e 2030, mantendo assim o Destino Iguaçu em terceiro lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais no país.
Estão previstas participações em 12 feiras, sendo 5 internacionais, na Alemanha, Costa Rica, Panamá, Estados Unidos e Espanha para posicionamento do Destino Iguaçu no segmento MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions.
Visitas de familiarização com clientes corporativos, associativos e de incentivos; sensibilização de entidades promotoras de eventos e presença em eventos nacionais também estão no radar da fundação.
A estratégia do Departamento de Lazer/Visitors contempla a capacitação de três mil agentes de viagens nacionais e internacionais para ampliar a permanência de visitantes e atualizar os pacotes internacionais.
Outra prioridade é a participação em 17 eventos nacionais e internacionais para promover o Destino Iguaçu nos mercados nacionais e internacionais, realizando no mínimo 360 reuniões com operadoras e agências nas feiras internacionais.
Também está previsto realizar 16 eventos proprietários do Visit Iguassu e seus associados, que são os Workshops para agentes de viagens, nos destinos escolhidos pelos associados que cooperam nas ações.
Na área de Comunicação e Marketing o destaque ficou para o lançamento da nova coleção de artes “Traços da Mata Atlântica, por Igor Izzy para o Visit Iguassu”.
A agenda de trabalho do setor de comunicação e marketing para 2026 consiste na continuidade do projeto Influencers Experience que traz influenciadores, celebridades e criadores de conteúdo para o Destino. Realização de press trips com jornalistas especializados, e novas produções de TV, a exemplo do que foi realizado em 2025 com a gravação do Programa do Caldeirão com Mion, da Globo, e o Domingo Legal, do SBT.