Pesquisar

Sul e Sudeste lideram obras em Steel Frame no Brasil

steel frame economiapr
Foto: Divulgação

As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte das obras em Steel Frame no Brasil, segundo um mapeamento da Espaço Smart, maior ecossistema de Steel Frame da América Latina. A construção industrializada vem ganhando força no Brasil impulsionada pela busca por rapidez, eficiência e maior previsibilidade de custos, consolidando o método como alternativa à alvenaria tradicional.

O levantamento, que considera projetos realizados em todo o país, mostra que as regiões Sul e Sudeste lideram com ampla vantagem a adoção do sistema Steel Frame, reunindo a maior concentração de obras do país.

O estudo revela que cidades como Curitiba, Porto Alegre, Ponta Grossa, São José dos Campos, Campinas e a Região Metropolitana de São Paulo estão entre os polos mais consolidados do método. Já as regiões Norte e Nordeste apresentam menor participação, mas começam a registrar os primeiros sinais de expansão.

Para as construções, a Espaço Smart estima um ticket médio entre R$ 4.800/m² e R$ 6.000/m², podendo variar de acordo com a região, a escolha de materiais e o padrão de acabamento.

De acordo com Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, a liderança dessas regiões é explicada por uma combinação de fatores estruturais e culturais como alto nível de urbanização, mercado imobiliário dinâmico, consumidor com perfil inovador, busca por conforto e eficiência e mão de obra especializada disponível.

“O que vemos nessas regiões é um consumidor que busca produtividade, conforto termo acústico e maior previsibilidade no processo construtivo, pilares que fortalecem o avanço do Steel Frame”, explica o executivo.

O levantamento mostra ainda que a maioria das obras em Steel Frame no Brasil é residencial, especialmente em casas unifamiliares e condomínios. A rapidez da execução, o acabamento superior e o conforto termoacústico são uns dos diferenciais valorizados.

Ao mesmo tempo, também cresce a aplicação do método em projetos comerciais e públicos como escolas, clínicas, UPAs e UBSs, o que indica um amadurecimento do mercado.

“A expansão para obras comerciais e públicas reforça o quanto eficiência e velocidade de entrega têm sido decisivas na escolha pelo Steel Frame. É um movimento que traduz a busca por soluções construtivas mais inteligentes e sustentáveis”, reforça Campos.

Compartilhe

Leia também

copel verao economiapr

Copel amplia presença no verão paranaense

ACIFI 50 Anos Economia PR

ACIFI homenageia empresas históricas pelos 50 anos em Foz do Iguaçu 

100 empresas mais influentes do Brasil Economia PR

Retrospectiva Economia PR: As matérias mais lidas de abril