Estudantes e professores da região de Quedas do Iguaçu têm uma oportunidade de qualificação gratuita nas áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e de energia. A ENGIE Brasil Energia e o Senai se uniram para oferecer o Projeto Jovens na Ciência, que abrange cursos de capacitação, sendo 30 vagas para jovens que estão cursando o terceiro ano do ensino médio e outras 30 vagas para professores. A iniciativa busca aumentar a diversidade na área, por isso serão destinadas 50% das vagas para mulheres e 30% das vagas para pessoas negras. A ação conta, ainda, com apoio da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago.
Estudantes com interesse em participar do curso deverão passar por uma prova de conhecimentos gerais. E as pessoas selecionadas participam de um mês de aulas presenciais no Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu, entre 23 de setembro e 21 de outubro, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, no período diurno. O conteúdo inclui apresentação das profissões do futuro, eletricidade básica, programação arduíno (uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos), projeto prático e eficiência energética.
Para professores, a seleção será por ordem de inscrição, desde que atenda aos 50% destinados a mulheres e 30% a pessoas negras. Os selecionados participarão de uma capacitação sobre abordagem de energia e gênero aplicada à docência. O treinamento ocorre no dia 27 de setembro, uma sexta-feira, no período noturno.
“Essa é mais uma ação da Trilha de Carreiras Femininas promovida pela ENGIE Brasil Energia, uma iniciativa de longo prazo que objetiva influenciar e desenvolver mulheres nas diferentes etapas da construção da sua carreira, estimulando a presença inclusive em áreas hoje ainda predominantemente masculinas”, destaca a Supervisora de Atração e Diversidade da ENGIE Brasil Energia, Livia Silva.