Criada em Curitiba durante a pandemia, em 2022, a Intreguei foi uma das startups selecionadas para o programa Scale-Up, da Endeavor Brasil. Atualmente com sede em São Paulo, a logtech trabalha com entregas first e last mile e segue com forte atuação no Paraná e em outros estados do país.
Para saber mais sobre a solução e as expectativas com a aceleração, o Economia PR Drops conversou com Eduardo Carvalho, fundador e CO-CEO da startup. Confira:
Qual foi o insight para criar o Intreguei?
Eduardo: Eu e meus sócios, Giorge Azevedo e Gabriel Gelado, trabalhamos juntos numa grande startup de e-commerce de Curitiba. Durante essa jornada, notamos uma grande verticalização no setor de logística para e-commerce. Com esse movimento, muitas transportadoras regionais estavam perdendo competitividade para transportadoras nacionais por não ter eficiência em processos e escalabilidade nacional. Essas transportadoras regionais foram marginalizadas diante do mercado, e por conta disso enxergamos um desperdício de know-how operacional, uma vez que eles possuíam plena capacidade de execução de entregas nas regiões ou bairros que atuavam. Foi assim que tivemos a ideia de desenvolver uma plataforma que permita que essa rede de transportadoras regionais atuem em conjunto através de tecnologia, para que juntos elas possam competir de igual para igual com transportadoras nacionais. A partir da nossa plataforma, grandes e-commerces podem contratar serviços de frete para todo território nacional com gestão logística de ponta que só é possível com uso em massa de tecnologia.
Quais as soluções que a startup oferece e quais os diferenciais?
Eduardo: O Intreguei atua no chamado first e last mile, que são etapas de coleta ou entrega de pacotes para sites como AliExpress, Shopee, Carrefour, Nuvemshop e outros. Realizamos entregas em todo o território nacional a partir de uma rede de transportadoras regionais integradas. Tudo isso só é possível pois a nossa plataforma atua como espinha dorsal da operação das transportadoras regionais, permitindo que elas gerenciem todas as etapas do processo logístico: do recrutamento dos motoristas ao acompanhamento da performance de entrega. Com isso oferecemos eficiência de entrega para os e-commerces e fortalecemos a economia local, gerando renda para centenas de motoristas autônomos de transportadoras regionais que utilizam a nossa plataforma diariamente na operação.
O Intreguei foi fundado em Curitiba e mudou para SP? Por que a mudança e como é a atuação no PR?
Eduardo: O Intreguei nasceu durante a pandemia quando todos estavam trabalhando no modelo remoto. Com o final da pandemia, vimos a necessidade de expandir as operações para o principal centro consumidor do país – o estado de São Paulo. Foi um movimento natural visto que grande parte das operações já estavam por lá e o potencial de crescimento na região exigia acompanhamento in loco diariamente em nossos clientes. Hoje, o Intreguei atua em todo o estado do Paraná, com operações de entrega nos principais municípios do estado. Temos orgulho de gerar renda para muitos motoristas da região e contribuir para o crescimento da economia paranaense.
Como foi o processo para participar do programa da Endeavor?
Eduardo: O processo seletivo da Endeavor é conhecido por ser extenso e diligente. Foram mais de três mil startups de todo o Brasil avaliadas durante as fases de seleção. O Intreguei passou por 6 entrevistas onde eles avaliaram desde o perfil dos fundadores até o potencial de escalabilidade da nossa solução. Foi uma oportunidade de expor um pouco do nosso trabalho para uma instituição muito exigente que só trabalha com startups destaques do cenário nacional.
Quais as expectativas para as mentorias e demais programação?
Eduardo: A Endeavor é reconhecida pela extensa rede de mentores dos mais diversos segmentos. Esperamos usar dessa rede para ampliar nossos conhecimentos e conexões nos setores que atuamos: tecnologia e logística. Também vamos atuar no chamado “give back”, que é a oportunidade de retribuir o conhecimento para a comunidade da Endeavor.
Qual a importância em ser uma das selecionadas e como isso impacta os planos da Intreguei?
Eduardo: A aprovação no programa vem num momento importante para o Intreguei, pois materializa uma mudança de mentalidade e estrutura organizacional da nossa startup. Passamos pelo estágio inicial de validação da nossa tese e produto, e agora seguimos para o momento de escala – onde construímos as estruturas para que possamos voar ainda mais alto. Também é uma conquista importante pra mim, pois sempre acompanhei de perto o trabalho da Endeavor desde os meus tempos de funcionário em startups que trabalhei durante a minha carreira no setor de tecnologia.