A Applause, startup que está transformando a maneira como as empresas engajam e reconhecem seus colaboradores, acaba de captar R$ 2,9 milhões em uma rodada pré-seed. O investimento contou com figuras proeminentes como os fundadores do Pipefy e MadeiraMadeira, ex-executivos do Burger King, Modalmais, Flash Benefícios e Microsoft, além de investidores americanos. Essa é a segunda rodada da startup, que já angariou mais de R$ 4 milhões nos últimos três anos.
“Registramos um crescimento significativo nos primeiros meses de 2024, com um aumento de 45% na receita recorrente mensal (MRR) em comparação com o trimestre anterior, e com essa nova captação, planejamos para a Applause um crescimento de 400% até o final do ano e abocanhar uma nova fatia de mercado”, afirma Eduardo Rodrigues, fundador e CEO da Applause.
A rodada milionária teve a participação de investidores de peso, como Christian Friedland, fundador da Build.com, representando um grupo de investidores americanos; Daniel Scandian e Robson Privado, fundadores da MadeiraMadeira; Alessio Alionço, fundador do Pipefy; Cauê Albuquerque, cofundador da Flash; Carlos Eduardo Baron, ex-CEO do Burger King Alemanha; Adeodato Netto, fundador da Eleven Financial; além da SC Angels; Valora Ventures, gerida pela Westwood Capital; e ex-sócios e executivos da Modalmais, SulAmérica, IBM e Microsoft.
Fundada em 2020, por empreendedores second time founders com mais de 15 anos de experiência no Brasil e no Vale do Silício, a Applause desenvolveu um software que estimula o alto desempenho de colaboradores por meio de metas e missões personalizadas.
“Utilizando inteligência artificial, a plataforma promove uma cultura de alta performance ao recompensar cada conquista com pontos, que podem ser trocados por experiências valiosas e memoráveis como, por exemplo, reservas de hotel, ingressos para cinema e shows, e visitas a spas, entre outras. Este ecossistema de recompensas não só reconhece e valoriza os colaboradores, mas também melhora seu bem-estar e equilíbrio, resultando em uma maior produtividade e satisfação no ambiente de trabalho”, comenta Raul Macedo, cofundador e CTO da Applause.
O segmento de gestão de reconhecimento e recompensas para colaboradores apresenta um enorme potencial de crescimento. A Applause tem um modelo de negócios semelhante ao da Award.co — a startup de RH que mais cresce nos Estados Unidos e foi avaliada em mais de 900 milhões de dólares em sua Série A — e se destaca no mercado nacional atendendo mais de 20 empresas de setores diversos, como seguros, construção civil e tecnologia, demonstrando a força de sua proposta. Com mais de 10 mil usuários ativos, a empresa sinaliza um mercado promissor para inovações no engajamento de funcionários.
Com este novo investimento, a Applause planeja expandir a base de clientes e aprimorar sua plataforma. Grandes marcas, como iFood, já utilizam seus serviços, e a startup visa alcançar outros players importantes no próximo semestre.