As recentes epidemias, dengue e COVID-19, por exemplo, deixaram como legado uma questão que já está sendo reforçada nos últimos anos: a necessidade urgente do autocuidado para prevenir e reduzir os sintomas de doenças contagiosas ou preexistentes. Considerando o aumento da busca por alternativas que levem ao bem-estar, soluções emergentes passaram a se destacar em meio ao mercado fitness e o Pilates foi uma delas.
A Leve Pilates, estúdio de Curitiba, se fortaleceu graças a um modelo de negócio diferenciado e fora do padrão comum do mercado, enxergando oportunidades de expansão, o que resultou em um crescimento de 100% no último ano. A empresa, fundada em 2011, teve pequenas evoluções naturais ao longo de mais de uma década, mas foi após a pandemia que decolou. Em 2022, abriu uma nova unidade e, no ano seguinte, inaugurou mais uma, totalizando três unidades próprias.
“A pandemia nos trouxe desafios, mas também oportunidades. Com as adaptações necessárias para manter a segurança dos clientes, percebemos um aumento na procura pelo método como forma de cuidar da saúde física e mental. Foi então que decidimos expandir e investir em comunicação, processos e padrões bem definidos para garantir o sucesso das novas unidades”, explica Maria Carolina Lemes, idealizadora da Leve® Pilates.
Em junho de 2023, as unidades da empresa contavam com cerca de 230 alunos. No mesmo mês de 2024, a carteira cresceu para 465. Esse aumento significativo se deve ao sucesso de um setor de marketing dedicado a campanhas internas e externas, além de processos bem definidos e uma metodologia exclusiva. Com uma cultura que valoriza o cuidado e a empatia, a rede está focada em dobrar o número de alunos no próximo ano e triplicar nos próximos 30 meses. O faturamento no ano passado ultrapassou R$ 1 milhão.
“Acreditamos que o Pilates vai muito além do exercício físico. É uma filosofia de vida que promove equilíbrio. Por isso, buscamos oferecer um atendimento personalizado, com foco no cliente, e investimos em tecnologia para gestão, atuação do marketing em várias frentes, padrões de atendimento e metodologias bem definidos”, comenta Maria Carolina Lemes, fundadora da Leve Pilates.
A marca também oferece uma oportunidade de investimento para empreendedores que desejam abrir um estúdio focado em inovação. A empresa projeta um lucro bruto de até 40% para franqueados, além de proporcionar impacto positivo na sociedade.