A fábrica da Sandoz, líder global em medicamentos genéricos e biossimilares, situada em Cambé (PR) completa 20 anos em setembro e se reafirma como referência global em qualidade segurança e excelência em produção de medicamentos. Inaugurada em 2004, a instalação é estratégica para a operação da Sandoz no Brasil, com uma produção anual de 2,7 bilhões de comprimidos e aproximadamente 100 milhões de cartuchos embalados. A fábrica abastece não só o Brasil, para quem é destinado 97% da sua produção, mas também países da América Latina e Europa a quem se destinam os outros 3%, como Colômbia, Panamá, Equador, Alemanha, Finlândia, Itália, Suécia e Suíça.
“Sua produção contribui para reforçar o compromisso da companhia em oferecer acesso a medicamentos que combinam alta eficácia e custos acessíveis para a população”, afirma Bruno Petenuci, Diretor da Fábrica de Cambé da Sandoz do Brasil.
A Sandoz se instalou na cidade de Cambé, no Paraná há 20 anos após aquisição da fábrica que antes era parte da Hexal, promovendo a criação de empregos e investimento à região. Hoje, a Sandoz possui 760 colaboradores no Brasil, sendo 437 localizados em Cambé, que ocupa uma área total de 298 mil m² e 32 mil m² de área construída. A fábrica atende o portfólio de genéricos da companhia no Brasil, sendo especializada na produção de medicamentos orais sólidos e a única da Sandoz no mundo a produzir hormônios femininos.
“A fábrica de Cambé é um orgulho para a Sandoz no Brasil e no mundo, e chegar à marca de 20 anos na região é um contínuo reforço do trabalho que temos feito até aqui e do nosso compromisso com as boas práticas de fabricação e com a ampliação do acesso”, reitera Petenuci.
Em 2023, a Sandoz do Brasil registrou US$263 milhões em vendas, um aumento de 19% se comparado ao ano anterior, e a expectativa é que esse número siga crescendo nos próximos anos. Ao mesmo tempo em que a companhia evolui, a fábrica tem acompanhado.
“Para nós, a forma como gerimos o nosso trabalho e o impacto que temos na sociedade é fundamental, por isso investimos em novas tecnologias e em nossas pessoas, para criarmos um ambiente de qualidade, integridade e segurança”, diz o Diretor da Fábrica.
As apostas em novas tecnologias vêm se firmando ao longo dos anos e mostrando resultado. A linha de produção da fábrica foi ampliada em 2017, o que aumentou a capacidade da produção de medicamentos genéricos, uma das principais linhas de atuação da farmacêutica, em 25%. Os investimentos nos últimos 5 anos chegaram em 50 milhões de reais e a expectativa é que as inovações continuem sendo uma realidade no complexo industrial da Sandoz no Brasil.