Já estão publicados no site da Itaipu Binacional os editais de seleção pública para a escolha de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais.
As inscrições de propostas serão abertas aos interessados no dia 1º de novembro, no caso de esportes, em 1º de dezembro, para ações culturais, e 1º de janeiro de 2025, para pedidos de patrocínio para feiras municipais.
A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
Ao mesmo tempo, reforça o compromisso de Itaipu com as comunidades locais e com a promoção do desenvolvimento sustentável. A Itaipu tem uma área de influência que abrange 434 municípios, 399 do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando 11 milhões de pessoas.
O diretor-geral brasileiro da Binacional, Enio Verri, destaca que, por meio dos editais, a Itaipu reforça seu compromisso com a imparcialidade, criando um processo claro, acessível e inclusivo para as entidades sem fins lucrativos.
“Trata-se de uma mudança que promove uma comunicação clara e objetiva com a sociedade, reforçando a imagem de Itaipu como uma empresa comprometida com a transparência e a responsabilidade social. Assim, a Itaipu garante que a seleção seja baseada em critérios justos, promovendo a equidade e oferecendo oportunidades iguais a todas as organizações que compartilham nossa visão de desenvolvimento sustentável”, declara.
A chefe da Comunicação Social da Itaipu e coordenadora do Comitê de Patrocínios, Ana Paula Hedler, explica que o patrocínio, dentro da estratégia de comunicação social, desempenha um papel essencial na construção e fortalecimento da imagem e reputação institucional das empresas.
“Ele funciona como uma ferramenta eficaz para gerar visibilidade e engajamento, promovendo não apenas a marca, mas também os valores que sustentam nossas ações na Itaipu Binacional”.
Segundo ela, a centralização dos pedidos de patrocínio em períodos específicos, conforme estabelecido nos editais, oferece um aprimoramento significativo na gestão dos recursos destinados a essas iniciativas.
“Isso permite otimizar os processos de seleção e prestação de contas, garantindo uma aplicação mais eficiente e focada dos recursos. Por meio de critérios técnicos claros e acessíveis, asseguramos maior transparência, além de ampliar o alcance e o impacto das ações apoiadas, em consonância com os nossos objetivos de responsabilidade social e de promoção do desenvolvimento sustentável.”
Os valores que a Itaipu destinará a eventos esportivos será de R$ 3,5 milhões, o mesmo que para feiras e exposições. Já para propostas da área cultural o investimento da Binacional será de R$ 3 milhões, resultando em R$ 10 milhões para os três editais.
Os critérios para aprovação dos pedidos e o valor que caberá a cada projeto dependerá de sua importância para a população ao qual está voltado.
Para avaliar a importância do projeto, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental.
Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.
“Os novos critérios para os editais foram elaborados pela Comunicação Social de Itaipu, com o apoio de diversas outras áreas, com a intenção de democratizar os pedidos e deixar claras as regras para quem possa participar”, explica o gerente de Divisão de Gestão da Comunicação, Marcos Rogério Pinto de Oliveira.
A decisão de conceder ou não recursos dependerá de o projeto atender aos critérios definidos no edital, acrescenta.
O trabalho da Comunicação Social visou tornar a seleção de propostas mais imparcial e transparente; concentrar 70% dos pedidos recebidos em apenas um período de inscrição; reduzir problemas em prestações de contas; capacitar as proponentes; e publicizar as ações de patrocínio da Itaipu.