Siga nas redes sociais

Search

Edtech de Medianeira fatura R$ 10 mi com presença internacional

Compartilhe

edtech scalabrin economiapr
Foto: Divulgação

O que começou como um projeto acadêmico de estudantes há 18 anos no Paraná hoje impacta o mundo, empregando mais de 105 profissionais. Estamos falando da edtech SWA, de Medianeira, que desenvolve plataformas de gestão para as áreas educacional, cooperativas de crédito e agricultura familiar.

O grupo paranaense, que comemorou aniversário em setembro, é um importante desenvolvedor de soluções tecnológicas para diversos setores.

Com um portfólio diversificado, o grupo oferece softwares para instituições de ensino através das marcas Jacad e Matheus Educacional, atende cooperativas de crédito com o Neocred e apoia empreendimentos da agricultura familiar com o Laços da Agricultura Familiar.

Graças a essas soluções inovadoras, o grupo está presente em 24 estados brasileiros e, por meio de parcerias estratégicas, expandiu sua atuação para países da Europa, Ásia e Estados Unidos, consolidando sua presença no cenário internacional.

Cerca de 500 mil estudantes utilizam as plataformas educacionais do grupo. Entre eles, estão os alunos da UniGuairacá. Com sede em Guarapuava, também no Paraná, o centro universitário é o primeiro cliente do Grupo SWA.

O professor Juarez Matias Soares, um dos sócios da Sociedade de Educação Superior Guairacá, mantenedora da UniGuairacá e do Colégio Guairacá, considera imprescindível a parceria, que já dura quase 20 anos.

Para o docente, mais do que fornecer soluções tecnológicas, o Grupo SWA sempre se apresentou como uma organização disposta a impulsionar a UniGuairacá e, por consequência, o setor de educação.

“Em todos os momentos que precisamos, o Grupo SWA esteve presente, não só resolvendo na área tecnológica. É uma parceria profícua.”

A origem do Grupo SWA está intimamente ligada à educação, ciência e tecnologia. A empresa nasceu em 2006 como um projeto de estudantes do campus de Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que deu origem ao ERP (software de gestão) Jacad.

Desde então, o Jacad se expandiu, tornando-se uma referência no mercado de educação. Em 2021, a empresa deu um salto significativo e arrojado ao incorporar a Matheus Soluções, que agora, em 2024, passou por rebranding, tornando-se a Matheus Educacional.

O Grupo SWA figura entre os cinco maiores em softwares educacionais do Brasil.

A partir de 2023, o Grupo SWA diversificou seu mercado com plataformas para cooperativas de crédito (NeoCred) e agricultura familiar (Laços do Agro Familiar). O NeoCred já registra mais de 65 mil solicitações de propostas de crédito, envolvendo R$ 803 milhões liberados.

O Laços do Agro, por sua vez, conecta pequenos agricultores ao mercado comprador, viabilizando financeiramente pequenos empreendimentos.

Um dos fundadores e CEO do Grupo SWA, Leandro Scalabrin, ressalta a tecnologia e a inovação que estão no DNA das quatro empresas, mas destaca, sobretudo, o propósito de transformação e impacto nas pessoas.

“Respiramos tecnologia, e a transformação pulsa em nossas veias. Somos mais que plataformas de gestão; somos um grupo dedicado a contribuir com o avanço tecnológico e o desenvolvimento dos setores em que atuamos”, afirma.

Compartilhe

Leia também

ponte guaratuba economiapr

Ponte de Guaratuba impulsiona empregos no litoral

fenasan economiapr

GEMÜ é destaque no setor de saneamento durante a FENASAN 2024

oportunidade de emprego economiapr

Portal oferece mais de 1.200 oportunidades de emprego em Curitiba

Receba notícias no seu e-mail