A Compagas (Companhia Paranaense do Gás) firmou parceria com mais um posto para fornecimento de gás natural veicular (GNV) no Corredor Sustentável.
Este é o 12.º posto de abastecimento com GNV no Projeto que visa implantar rotas de abastecimento de veículos pesados movidos a gás no Paraná.
A parceria foi com o Posto Tulio Caraguatá, que está localizado em Campina Grande do Sul, na Rodovia Régis Bittencourt, km 69, e contará a partir de janeiro de 2025 com o combustível.
Para a Compagas, distribuidora de gás canalizado no Paraná, o início de operação de mais um posto focado no abastecimento de veículos pesados é um marco na estratégia de ampliar a oferta de gás natural e biometano para outros municípios.
“Nossa meta é integrar as principais rotas rodoviárias do Estado e promover o transporte sustentável para a exportação de alimentos e para a agroindústria. Essa nova operação corrobora com nossa estratégia e também com a diversificação da matriz energética do setor de transportes, pela inserção de combustíveis mais limpos e eficientes e redução da dependência da importação do diesel, possibilitando ainda a redução da emissão de poluentes na atmosfera”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.
“Participar do Corredor Sustentável é, sem dúvida, um grande passo para o futuro da mobilidade no Paraná. A criação dessa rede de abastecimento com GNV representa uma mudança significativa para o transporte de cargas, especialmente os veículos pesados, que poderão contar com um combustível mais limpo e eficiente. Estamos comprometidos em ser parte dessa transformação, oferecendo uma solução sustentável e estratégica que contribui tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a preservação ambiental”, afirma Giancarlo Pasa, CEO do Grupo Tulio.
Este ano a Compagas deu início a operação da primeira rota do Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná, que conecta os municípios de Londrina e Paranaguá, interligando as regiões Leste e Norte do Estado.
Os postos de abastecimento estão estrategicamente posicionados para garantir autonomia aos veículos no percurso entre o interior e o Porto de Paranaguá, além de promover a integração do Paraná com as rotas de São Paulo e Santa Catarina.
Além dos doze postos em operação, a Compagas tem como plano adicionar mais um posto até o final do ano.
O projeto Corredores Sustentáveis começou em 2020 na Compagas, com a identificação das principais vias de transporte do estado e dos locais estratégicos para a introdução do gás na matriz energética.
A estratégia da Companhia é ampliar a oferta de gás natural e biometano para veículos pesados, especialmente caminhões e ônibus, facilitando o transporte da produção agroindustrial, inicialmente das regiões Norte e Noroeste do Estado, para o Porto de Paranaguá, integrando o estado às principais rotas logísticas do país e contribuindo para a mobilidade urbana sustentável.
A Compagas também está engajada em identificar potenciais investidores para a instalação de novos postos de abastecimento, estabelecendo parcerias com a indústria automotiva especializada em veículos pesados e promovendo a conscientização entre os consumidores finais, especialmente entre as grandes frotas de transporte.
O gás natural é menos poluente que outros combustíveis líquidos, além disso, tem uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de monóxido de carbono, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar das cidades.