Search

Evento debate iniciativas para transformar bairro de Curitiba em distrito inteligente

paiol digital economiapr
Foto: Divulgação

A edição de dezembro do Paiol Digital, evento mensal de empreendedorismo e inovação, terá uma roda de conversas sobre a proposta de transformação do Rebouças, em Curitiba, em um distrito inteligente.

Com iniciativas públicas e privadas, a intenção é reproduzir, na capital paranaense, o modelo de sucesso do 22@ Barcelona, que, em duas décadas, resultou na metamorfose do antigo bairro industrial em pólo europeu de inovação. O encontro será na terça-feira (03/12), no Teatro Paiol e terá o formato TED Talk.

Entre os convidados da edição está o prefeito Rafael Greca, que fará palestra sobre o tema “Cidade Inteligente”.  

O encontro terá, ainda, a apresentação dos conselheiros do Verse360, primeiro complexo privado multiuso que será construído no Vale do Pinhão.

A diretora de projetos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o fundador e diretor-executivo da AGL Incorporadora, Luiz Antoniutti, vão falar sobre o tema “Distritos Inteligentes” e apresentar as novidades sobre o Verse360, empreendimento que deverá impulsionar o desenvolvimento do Rebouças.

O complexo, que terá 14 mil m² e 12 pavimentos, foi revelado ao público em em março deste ano, no Smart City Curitiba, a versão brasileira do maior encontro de cidades inteligentes do mundo, na mesma semana em que a Prefeitura de Curitiba inaugurou o Pinhão HUB e o Governo do Paraná anunciou a criação da Fábrica das Ideias.

A construção do complexo de inovação será possível em função das mudanças no uso do solo do bairro Rebouças, a partir da nova Lei de Zoneamento de Curitiba.

O Rebouças passou de antigo distrito industrial para uma área de uso misto, uma mudança pensada para viabilizar o desenvolvimento da região com foco nas atividades de inovação, tecnologia e indústria criativa.

O histórico do bairro curitibano coincide com o do antigo distrito industrial Sant Martí, de Barcelona, desativado e degradado após o encerramento das atividades fabris.

A inspiração para o Verse360, de fato, vem do distrito 22@ Barcelona, celeiro de inovação da capital catalã, onde estão as sedes de gigantes da tecnologia, como Amazon e T-Systems.

No polo de inovação europeu trabalham cerca de 90 mil pessoas, atualmente. O projeto do empreendimento das incorporadoras AGL e HIEX será desenvolvido por meio de um conselho estratégico que tem, entre os membros, o ex-CEO do distrito 22@, Josep Piqué, doutor em Ecossistemas de Inovação.

“O Verse360 será um universo de inovação, que vai somar talento e tecnologia. O projeto vai incorporar toda a experiência de Barcelona no Vale do Pinhão. Será um epicentro de inovação, onde as pessoas vão trabalhar e interagir para criar um futuro próspero”, define o conselheiro.

De acordo com o engenheiro, sócio e diretor da AGL Incorporadora, Luiz Antoniutti, um dos idealizadores do Verse 360, “o Rebouças é um bairro central, com potencial para uma economia dinâmica baseada nos setores tecnológicos e da indústria 4.0. Com um urbanismo voltado para isso, a construção civil e o empreendedorismo da área imobiliária envolvidos nesse processo, é possível transformar esse bairro subutilizado e tão bem localizado em um pólo de inovação”, avalia.

Também integrante do conselho do Verse360, Cris Alessi destaca a importância de discutir a evolução do Rebouças e avançar com iniciativas que possam alavancar o projeto do Vale do Pinhão, iniciado pela Prefeitura de Curitiba.

“A hora é de mostrar a iniciativa e criar um movimento também do setor privado, das universidades e da população como um todo a favor do desenvolvimento urbanístico e da inovação da região do Rebouças. Será algo importante para as pessoas e para a cidade, já que, a partir do ambiente físico remodelado, torna-se possível construir um celeiro de boas ideias e de desenvolvimento de novos  talentos”, destaca.

A programação do Paiol Digital de dezembro terá, também, a apresentação do Dr. João Vítola, diretor-geral da Quanta Diagnósticos por Imagem.

O médico curitibano, reconhecido internacionalmente pela trajetória na cardiologia e medicina nuclear, irá falar sobre o tema “Diagnóstico com IA”.

José Eduardo Bekin, CEO da Invest Paraná, irá palestrar sobre o livro “O Estado como Marca – Potencialidades, Perspectivas e Possibilidades”, no qual explora os desafios e as oportunidades na construção e consolidação da marca Paraná.

A roda de conversa terá, ainda, a apresentação do prefeito de Bituruna Rodrigo Rossoni, que irá falar sobre “Aceleração de Araucárias”.

O Paiol Digital é uma realização da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. O evento, aberto ao público, está com inscrições abertas. O ingresso social é um quilo de alimento não-perecível.

Compartilhe

Leia também

maratona tech economiapr

Premiação nacional da Maratona Tech destaca jovens talentos em tecnologia

amsterdam economiapr

Paranaenses marcam presença no maior evento da indústria marítima mundial

bens digitais economiapr

“Bens Digitais Públicos” é tema do 6º Hackathon Latinoware