A Contabilizei, maior escritório de contabilidade do país, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, em parceria com o Hub Elas no ESG, realizará nesta terça-feira, dia 26 de novembro, às 19h30, o evento “Contabilizei Simplifica a Reforma Tributária para Mulheres Empreendedoras”, destinado exclusivamente a empresárias, com transmissão ao vivo para todo o Brasil via canal do Youtube.
O encontro discutirá os efeitos da Reforma Tributária sobre o consumo, com foco em mulheres que gerenciam pequenos negócios ou tenham empresas optantes pelo Simples Nacional.
Embora este regime tenha sido preservado, a competitividade pode ser significativamente impactada pelas novas regras. O objetivo é sinalizar essas mudanças e oferecer caminhos para que as empreendedoras possam se preparar e adaptar as suas estratégias para o novo cenário.
De acordo com uma pesquisa recente do Instituto RME (Rede Mulher Empreendedora), 66% das mulheres empreendedoras são financeiramente independentes e 88% delas não têm trabalho com carteira assinada.
Ainda, 66,6% das empreendedoras não possuem outra fonte de renda ou benefício além do faturamento do negócio, e 66,4% não têm acesso a auxílio financeiro para investir em seus empreendimentos.
No que diz respeito à formalização, 37,1% das empreendedoras possuem o negócio registrado como MEI (Microempreendedora Individual), enquanto 28,6% ainda não têm CNPJ, mas pretendem formalizar as suas atividades em breve.
Entre as que não formalizaram, 40,9% apontam os altos impostos como um dos principais motivos, e 31,6% mencionam a falta de interesse em formalizar o negócio.
Os dados reforçam a urgência de discutir a Reforma Tributária com foco em soluções práticas e adaptáveis para mulheres empreendedoras.
As limitações financeiras e as dificuldades de formalização são desafios constantes para muitas empreendedoras, que precisam de orientações claras para enfrentar as novas mudanças tributárias e garantir a competitividade e sustentabilidade de seus negócios.
Segundo a gerente de planejamento tributário na Contabilizei, Natália de Cássia Silva Franco, é essencial que as empreendedoras conheçam as nuances da Reforma Tributária e contem com o apoio de profissionais especializados para ajudar durante o processo de transição e após a implantação total.
“As mudanças poderão afetar a gestão financeira de seus negócios. Por isso, o nosso compromisso é oferecer mais clareza e todo o suporte necessário para que elas possam navegar com segurança e com base em estratégias bem fundamentadas.”
Para a cofundadora do Hub Elas no ESG, Marianna Laranjeira, essa parceria fortalece o papel das mulheres na economia.
“A Reforma Tributária é um dos temas mais relevantes para o futuro dos negócios, especialmente para as mulheres que gerenciam empresas no regime Simples Nacional. Estamos felizes em unir forças com a Contabilizei para promover esse diálogo e ajudar nossas líderes a se prepararem para as mudanças.”
A presença destas executivas garantirá uma troca rica de conhecimentos e experiências, trazendo insights práticos e esclarecimentos valiosos para as participantes.
O evento é uma oportunidade única para mulheres empreendedoras entenderem as novas regras tributárias e descobrirem formas de preparem as suas empresas para os próximos anos.