De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), o setor de logística no Brasil movimenta, aproximadamente, R$ 1,5 trilhão por ano.
Paralelamente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estima que a movimentação portuária no país alcançará 1,313 bilhão de toneladas em 2024.
Diante desse cenário promissor, a Engine, empresa especializada em outsourcing de aplicações e parceira da SAP, anunciou a abertura de um Centro de Inovação em Logística e Portos no município de Paranaguá, no Paraná.
O projeto, que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos, contará com um investimento total de R$ 2 milhões.
O Centro de Inovação tem como objetivo impulsionar a expansão do mercado na região, além de contribuir para o crescimento das operações das empresas locais.
Com isso, a consultoria planeja oferecer suporte completo ao processo logístico de toda a cadeia de suprimentos, desde a etapa fabril até o transporte.
A Engine pretende levar seu portfólio completo de produtos e serviços, incluindo Cloud ERP, Rise e GROW with SAP, além de desenvolver novas soluções sob demanda para potencializar os negócios na região.
O projeto será impulsionado pelo uso do SAP Business Technology Platform (BTP), plataforma da multinacional alemã que acelera a inovação e o potencial de negócios. A empresa também planeja fomentar o uso de Inteligência Artificial em organizações do setor.
Para suportar o projeto, serão criados mais de 100 postos de trabalho diretos e cerca de 300 indiretos. Além disso, a Engine se compromete a investir em capacitação profissional. Em parceria com instituições de ensino locais, a consultoria desenvolverá um curso de inovação e formação de consultores SAP.
Inicialmente, o Centro de Inovação terá foco no segmento portuário. A escolha de Paranaguá como sede foi estratégica considerou a presença dos Portos do Paraná –formados pelos portos de Paranaguá e Antonina, um dos maiores complexos portuários do Brasil.
Vale lembrar que os Portos do Paraná implementaram o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas, em um projeto liderado pela Engine.
Para André Nadjarian, vice-presidente de estratégia e inovação da Engine, a presença da empresa no estado é fundamental para atender às necessidades do setor logístico.
“Sabemos dos desafios que as empresas enfrentam no dia a dia, especialmente no setor logístico e portuário, onde os obstáculos podem ser ainda maiores. Por isso, queremos levar nossa expertise para não apenas atender essa demanda, mas também contribuir para o crescimento do segmento e capacitar profissionais para liderarem futuros projetos”, afirma Nadjarian.
Com o Centro de Inovação, a Engine pretende criar um modelo de negócios que deve ser replicado a outras regiões, atendendo empresas de logística e os demais portos no país e do exterior.
“O Brasil, devido ao seu tamanho continental, enfrenta dificuldades para expandir estrategicamente planos de operação integrados. Nossa ideia é consolidar nossas operações em Paranaguá e, a partir daí, levar nossas soluções para outros estados e até nações, ajudando a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento tecnológico deste segmento de mercado”, explica.
A expectativa é que o escritório seja inaugurado até fevereiro de 2025. O plano de expansão prevê ao menos 15 novos clientes na região num prazo de dois anos.
“Esse é um passo importante para o setor logístico e portuário do Brasil. Estamos confiantes de que contribuiremos significativamente para o crescimento de Paranaguá e região, promovendo a inovação como grande diferencial competitivo”, conclui Nadjarian.