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Com material biotecnológico, Mush cria fachada sustentável para gelateria

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Foto: Juan Azevedo

A Mush, startup que fornece materiais que podem substituir polímeros sintéticos em aplicações como embalagem secundária, uniu arquitetura e compromisso ambiental ao desenvolver para a gelateria artesanal Crema Lab uma fachada inteiramente feita de micélio, parte vegetativa de um fungo composta por um conjunto de hifas (filamentos finos).

Após o sucesso na primeira loja, a peça também estará presente no segundo estabelecimento da marca,  inaugurado dia 18 de novembro no ParkShopping Barigüi, em Curitiba.

Criada em colaboração com o estúdio de design Furf, a fachada foi feita com placas de micélio, imitando a textura de uma casquinha de gelato. A peça chega para transformar o setor de construção e decoração, alinhando estética e sustentabilidade.

“O Mush Pack, feito a base de micélio, é um material que oferece robustez e durabilidade, podendo ser utilizado em locais que demandam resistência a fatores externos, como as próprias fachadas de lojas e edifícios. Além disso, ao final de sua vida útil, ele tem a capacidade de se decompor  em até 90 dias ao ser descartado na natureza, por ser biodegradável. Essa parceria é um marco para nós, pois demonstra que é possível aliar inovação e sustentabilidade em áreas, como a arquitetura e construção civil, ainda  dominadas por materiais sintéticos. A Crema Lab e a Furf compartilham nossa visão de um futuro mais verde, e isso proporciona uma experiência ecológica aos clientes”, comemora Ubiratan Sá, CEO da Mush.

Por meio de biotecnologia e economia circular, a Mush transforma  subprodutos da agricultura em produtos   100% biodegradáveis. A fachada fabricada para a CremaLab é resistente e durável,  suporta a exposição ao sol, chuva, ventos e variações de temperatura.

O material se destaca como uma alternativa sustentável aos materiais tradicionais, protegendo o ambiente enquanto mantém a integridade e sofisticação do estabelecimento.

“Acreditamos que essa pode ser a geração da regeneração. A parceria com a Mush para desenvolver a fachada em micélio da Crema Lab vai além do visual surrealista da casquinha de gelato; representa um compromisso com o design que cuida do futuro. Combinando ciência e criatividade, exploramos o micélio de forma inédita, poética e ambientalmente consciente. Essa aplicação pioneira em fachadas de arquitetura comercial expande as possibilidades de uso de materiais sustentáveis”, reforça o cofundador da Furf Design Studio, Mauricio Noronha.

Tradição e inovação se mesclam em toda a proposta da CremaLab. Além da criação de gelatos puramente artesanais, a marca visa transportar os visitantes para uma jornada sensorial onde o sabor e a textura sejam só o início da experiência.

“Essa experiência começa na fachada, desenvolvida em parceria com a Mush e a Furf, sendo a primeira fachada de micélio do mundo e em formato e textura de casquinha de sorvetes, que convida os visitantes a entrar e explorar o ambiente acolhedor da loja. Em sintonia à proposta de explorar o micélio, trazemos à tona que o uso de materiais sustentáveis deve ser uma prioridade em todos os setores. Em nossa marca, desde o início entendemos que, ao priorizar esses materiais, nós não estamos apenas gerando impacto positivo para o planeta, mas também para a nossa própria longevidade e relevância e conexão consciente da marca com alternativas que proponham sustentabilidade no mercado”, destaca Harlen Brandão, fundadora e CEO da Crema Lab.

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