Search

PR cai para a 4ª colocação no ranking nacional de endividados

ranking endividados economiapr
Foto: Rmcarvalho de Getty Images/Canva

O Paraná caiu para a 4ª colocação no ranking nacional de endividados.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 89,5% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida em novembro.

Até o mês passado, o Paraná ocupava a 3ª posição no ranking e agora fica atrás dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. A média nacional de endividamento ficou em 77% em novembro, uma elevação ante os 76,9% em outubro.

Outros dois fatores também tiveram melhora no Paraná: as famílias com contas em atraso baixaram de 14,5% em outubro para 14,1% em novembro; e aquelas sem condições de quitar seus débitos saíram de 4,1% para 3,9%.

Com isso, o Paraná está em penúltimo lugar entre os estados, com o menor índice de inadimplência.

O endividamento das famílias com renda de até dez salários mínimos apresentou uma leve redução, de 90,4% para 90,2%, enquanto entre aquelas com renda superior a esse patamar, permaneceu em 86,3%.

Principal causa de endividamento entre os paranaenses, as dívidas no cartão de crédito aumentaram de 89,7% em outubro para de 91,1% em novembro, um possível reflexo da Black Friday, em que boa parte das compras é realizada no cartão, seja na modalidade parcelada ou para o vencimento.

O financiamento de carro correspondeu a 5,2% das dívidas em novembro, ante 5% em outubro. E o financiamento imobiliário permaneceu em 5%.

Compartilhe

Leia também

Foto: divulgação.

7 passos para startups se destacarem e atraírem investidores em 2025

up experience economia pr

UP Experience encerra 2024 com público de mais de meio milhão de pessoas

trilha sebrae economia pr

Trilha Sebrae Indústria vai atender micro e pequenas indústrias em 2025