Em busca de atrair especialistas e fundadores de startups inovadoras para a Finlândia, a Work in Finland, organização oficial finlandesa de atração de talentos, realiza na próxima quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, um webinar gratuito e online para apresentar oportunidades de carreira e startups disponíveis no país mais feliz do mundo e como se estabelecer em um dos ecossistemas mais promissores para startups.
Além da região da capital do país, Helsinque, representantes de outras cidades finlandesas estarão presentes no evento, como Tampere, Oulu, Espoo e Vantaa.
Salla Hirvonen, especialista de Talentos da startup de recrutamento BusinessOulu, comenta quais setores têm mais destaque na busca por talentos internacionais.
“Áreas de high-tech como TI, desenvolvimento de software e telecomunicações, são as mais proeminentes. E, atualmente, além da Nokia, outras empresas do setor financeiro estão recrutando talentos internacionais.”
A especialista afirmou ainda que Oulu conquistou o título de Capital Europeia da Cultura de 2026 e, apesar de compacta, tem um ecossistema internacionalizado com cerca de 13 mil residentes estrangeiros.
Durante o evento, especialistas da AlphaSense, uma das mais valiosas startups de IA do mundo, vão falar sobre como é trabalhar em uma empresa finlandesa de tecnologia e como construir uma carreira no país.
A indústria de tecnologia finlandesa precisa de 130 mil novos especialistas até 2030. Portanto, o interesse do talento brasileiro pela Finlândia, combinado com o setor tecnológico em expansão, apresenta uma excelente oportunidade de colaboração.
“Queremos incentivar a diversidade nas empresas da Finlândia, pois acreditamos que equipes multiculturais são mais inovadoras, produtivas e podem abrir conexões internacionais. Este evento é uma excelente oportunidade para que os talentos brasileiros encontrem carreiras interessantes nas empresas finlandesas, especialmente na área de TIC e tecnologia”, destaca Laura Lindman, diretora sênior da Work in Finland.
A Finlândia é um país pequeno ao norte da Europa, com 5.677 milhões de habitantes, e que está em busca de profissionais para atender aos diversos setores que estão em crescimento como Tecnologia da Informação e Comunicação, digitalização, tecnologias limpas, jogos eletrônicos, engenharia, saúde, bioeconomia, energia renovável, computação quântica, telecomunicações e outros.
O país mais feliz do mundo é referência no quesito equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No país, a maioria das pessoas trabalha entre 7h e 8h horas por dia e ainda tem tempo para viver em família e ter os próprios hobbies.
A cultura de trabalho é caracterizada por uma hierarquia horizontal, humana e participativa, com um forte enfoque na igualdade de gênero.
Os níveis e estruturas de remuneração variam de acordo com o setor e a função, mas a legislação finlandesa e as convenções coletivas estabelecem a norma. Os bônus aos trabalhadores também são comuns na Finlândia.
O salário médio anual de, por exemplo, um Engenheiro de Desenvolvimento de Software pode ser de 51.622 euros e o de um Engenheiro de Desenvolvimento de Software Sênior de 63.618 euros. Para além do salário, existem vários outros benefícios para os trabalhadores.