Search

Energia Solar avança no PR e cresce 14% em 6 meses

energia solar pr economiapr
Foto: Freepik

O Paraná segue entre os principais geradores de energia solar do Brasil, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Em seis meses, a potência instalada na Geração Distribuída – sistemas instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos – cresceu 14% no estado, passando de 2.715 Megawatts (MW) em maio, para 3.104 MW em novembro de 2024.

Com isso, o Paraná é o quarto maior gerador de energia solar do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que em novembro contava com 3.117 MW de potência instalada.

Mas apesar de o Rio Grande do Sul estar ligeiramente à frente no ranking nacional, o Paraná foi o estado que mais avançou na geração de energia solar neste período.

No Rio Grande do Sul, o crescimento foi de 11% – em maio a potência instalada era de 2.804 MW – e, em Santa Catarina, o aumento foi de apenas 2%, passando de 1.412 MW em maio, para 1.443 MW em novembro.

“No Paraná este mercado está bastante aquecido e tem recebido muitos investimentos por parte do poder público. Além dos imóveis residenciais e comerciais que desejam gerar a própria energia, observamos que as Prefeituras estão mais interessadas nestas soluções e abrindo processos licitatórios para instalação de sistemas fotovoltaicos em todas as regiões do estado”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos por meio da L8 Energy, com atuação em todo o país.

Ele lembra que a Geração Distribuída é importante para atender a uma demanda cada vez maior por energia elétrica, trazendo resultados para toda a sociedade.

“Muitos consumidores já perceberam os benefícios da energia solar e estão investindo em sistemas próprios de geração de energia. Além da redução dos custos com eletricidade, a energia solar é ambientalmente sustentável e reduz a dependência do consumidor das operadoras que atuam no mercado regulado”, ressalta Leandro Kuhn.

Um dos projetos desenvolvidos no estado para incentivar a adoção de sistemas de Geração Distribuída é o Renova Paraná, lançado em 2021 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), para acelerar a transição energética com foco no meio rural.

Além de estimular a geração própria de energia a partir de fontes renováveis, o Estado subsidia os juros dos empréstimos usados através do Banco do Agricultor Paranaense, chegando ao valor de R$230 milhões em três anos de atuação.

Em todo o Brasil, segundo a ABSOLAR, existem 3 milhões de sistemas fotovoltaicos ligados à rede elétrica, sendo 79,37% em residências, 10,23% em imóveis comerciais e de serviços e 8,66% em propriedades rurais. Cerca de 2% estão distribuídos entre indústrias, prédios públicos, serviços públicos e iluminação pública.

Compartilhe

Leia também

IA gestao de informacoes economiapr

Empregados da Itaipu desenvolvem IA para gestão de informações

unilin economiapr

Unilin reforça investimentos no PR com fábrica de pisos laminados

unifrango economiapr

Unifrango investe R$ 20 mi e se torna o segundo maior CD do PR