Com a chegada do verão e o período de férias, o litoral brasileiro recebe grande demanda de produtos e serviços. No Paraná, não é diferente. Para os comerciantes da região litorânea, é a fase em que o a economia local é fortemente impulsionada, já que a alta temporada representa uma fatia significativa da receita anual.
As cidades do litoral paranaense, especialmente aquelas mais turísticas, experimentam um aumento substancial no número de visitantes, o que eleva as vendas de diversos segmentos, desde alimentação e hospedagem até lojas de artigos de praia e souvenires.
Para esses empreendedores, o verão é uma oportunidade de ouro para fortalecer a marca e garantir a sustentabilidade financeira ao longo do ano. No entanto, é preciso estar bem preparado para atender a essa demanda e garantir uma experiência positiva para os turistas.
Neste cenário, empresas como a Ripz Papéis desempenham um papel importante. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Ripz oferece soluções de higiene e limpeza para o comércio, ajudando os empresários a se prepararem para a temporada.
A empresa é especializada em produtos de alta qualidade para o setor, com destaque para embalagens personalizadas e itens essenciais para o atendimento ao cliente.
Para os comerciantes litorâneos, a Ripz é uma parceira estratégica, fornecendo produtos que garantem não apenas a eficiência operacional, mas também contribuem para a valorização da marca.
Embalagens bonitas e personalizadas e a excelente qualidade do produto, por exemplo, podem agregar valor ao produto final e melhorar a experiência do cliente, fazendo com que ele se lembre da marca e tenha vontade de retornar no futuro.
“A demanda por produtos de higiene cresce consideravelmente nessa época, especialmente em cidades turísticas. Os estabelecimentos se antecipam para garantir que o estoque seja suficiente para atender o aumento de fluxo, o que reflete em um crescimento expressivo nas nossas vendas”, diz Mirian Rieper, diretora comercial da Ripz, que também conta com sua matriz em Guaratuba.
Além disso, com o aumento das vendas durante a temporada, a Ripz também contribui para otimizar o fluxo de trabalho, oferecendo soluções práticas e adequadas para a demanda sazonal.
“Isso significa que, com o suporte da Ripz, o comerciante pode focar no que realmente importa: atender bem o cliente e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo verão”, destaca Mirian.
Na área da gastronomia e da alimentação, o aumento do fluxo de cliente também está sendo muito sentido, resultando em número animadores.
“Com a chegada do verão, estamos trabalhando com um aumento significativo de 70% em comparação aos outros meses do ano. Já em relação ao verão passado, estamos projetando um crescimento de 30% a 40%, impulsionado pelo maior número de turistas e pelo aumento na ocupação dos estabelecimentos locais”, conta Antônio Carlos Guimarães, proprietário do Senhor Sushi, operação que é um sucesso no litoral.
Aproveitando o bom momento do mercado, empresas aproveitam, também, para expandir seus negócios para a praia.
No último dia 18 de janeiro, a SOFT Ice Cream, sorveteria especializada no modelo expresso, com produtos preparados com ingredientes frescos, receitas próprias e produção artesanal, inaugurou sua unidade em Guaratuba.
“Levar a SOFT para o litoral do Paraná é uma grande realização pessoal e profissional, pois foi onde meu avô consolidou o nome da D’Vicz Sorvetes e, agora, tenho a oportunidade de continuar esse legado. É como fechar um ciclo e, ao mesmo tempo, começar um novo capítulo”, comenta Matheus Krauze, empresário e fundador da SOFT.
Para atender a alta demanda dos veranistas, a SOFT trabalha com um método de produção que une os melhores ingredientes e a técnica italiana de produção de gelatos, resultando em um sorvete expresso incrivelmente saboroso.
“Nosso modelo de negócio trabalha com ingredientes premium em um cardápio enxuto, que varia conforme a sazonalidade. Isso permite, também, que a empresa não sofra muito em períodos do ano em que o litoral não conta com um fluxo muito grande de turistas”, completa Krauze.