Search

Itaipu vai difundir tecnologia para agricultura agroecológica no PR

tecnologia agro economiapr
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional vai levar a experiência de 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital) às regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado.

Um convênio assinado com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) tem o objetivo de demonstrar e debater as várias tecnologias voltadas à agricultura orgânica e sustentável, como acontece anualmente na Vitrine durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel.

O investimento da Itaipu é de R$ 9.500.397,81 e o contrato tem vigência de três anos. Além de manter a Vitrine em Cascavel o ano todo, serão criados espaços de demonstração nas unidades do IDR-PR em Santa Tereza do Oeste, Santa Helena, Palotina, Pato Branco e Paranavaí.

Em Foz do Iguaçu, o atendimento será feito no horto da Itaipu Binacional.

De acordo com o gerente da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu, Ronaldo Pavlak, o convênio é uma demanda antiga dos realizadores da Vitrine, que mantêm o espaço ao longo de todo ano para utilizá-lo apenas durante a semana do Show Rural, tradicionalmente realizado no mês de fevereiro (neste ano, será entre os dias 10 e 14).

“Nós fazemos a manutenção, com plantio, conservação de solo e outras interferências. Daí intensificamos em agosto, para estar pronto para fevereiro. E é usado apenas por cinco dias”, afirmou Pavlak.

“Agora, com esse convênio, teremos a oportunidade de usar o espaço do Show Rural Coopavel o ano todo, além de levar as tecnologias para outros locais, trabalhar com os agricultores, prestar assistência técnica e alcançar um público ainda maior.”

Segundo ele, o público que vai à Vitrine Tecnológica de Agroecologia durante o Show Rural é mais diversificado, desde pequenos agricultores a entusiastas da agroecologia, além de visitantes da feira.

Fora do período do evento, o público será mais especializado, como produtores e acadêmicos. O mesmo vai acontecer nas unidades do IDR-PR, onde será feito o atendimento o ano todo nas três regiões do Estado.

O objetivo do convênio é consolidar a produção e o mercado de produtos orgânicos certificados e plantas medicinais, produzidos através de práticas sustentáveis, com a transferência de tecnologias que não causam impactos ao meio ambiente e preservam os recursos naturais, principalmente, o solo e a água.

Nos espaços, será feita a capacitação de agricultores e técnicos por meio da demonstração dessas tecnologias sustentáveis.

Compartilhe

Leia também

metodo mac economiapr

De Curitiba, imersão Método MAC acontecerá em Nova York

movimentacao portos parana economiapr

Movimentação de cargas nos portos do PR cresce 6,3% no primeiro trimestre

mercado biogas biometano economiapr

Mercado de biogás e biometano em acelerada expansão no país