Pesquisar

Curitiba vai ganhar casa de espetáculos moderna no antigo Cine Lido

cine lido economiapr
Foto: Antonio More

O ano de 2025 marca a transformação de um imóvel histórico no coração de Curitiba em uma das maiores e mais modernas casas de espetáculos do Brasil. O prédio que abrigou por décadas o Cine Lido, inaugurado em 1959, será convertido em um espaço multiuso com capacidade para cerca de 2.500 pessoas.

Localizado no Centro da capital, na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o novo Cine Lido promete revitalizar a cena cultural da cidade.

As obras começam ainda neste mês de fevereiro, e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Mais do que um espaço para espetáculos, shows e eventos, a reabertura busca resgatar a essência cultural de um cinema que marcou gerações de curitibanos, combinando tradição com o que há de mais moderno em sustentabilidade, tecnologia, serviços e inovação.

“A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comenta a empresária Malu Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, uma das idealizadoras do projeto.

Além de Malu Cornelsen, o empreendimento é liderado por Patrik Cornelsen, seu sócio na Planeta Brasil Entretenimento, e pelos empresários Gian Zambon e Bruno Neves, fundadores e responsáveis pelo sucesso da SevenX.

O quarteto é referência no setor de entretenimento no Brasil, com milhares de eventos realizados em Curitiba nas últimas décadas, incluindo shows internacionais de Coldplay e Metallica, além da organização de festivais como Warung Day Festival, Festival Dia Mundial do Rock, Coolritiba e Curitiba Blues Festival.

“É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, destaca Gian Zambon.

Iniciativa 100% privada, o projeto do novo Cine Lido conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba. A recuperação da região central é uma das prioridades do novo prefeito Eduardo Pimentel. O ex-prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, celebrou a iniciativa em uma publicação no Instagram:

“O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”, escreveu Greca, na rede social.

Com três andares e 2.000 m², o projeto arquitetônico é inspirado no estilo Art Déco e assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa. Entre seus trabalhos de destaque, Uchôa foi o responsável pela cenografia dos festivais Rock in Rio e The Town, além da concepção de espaços como o Bar do Zeca Pagodinho e o Qualistage.

“O perfil multiuso é um grande diferencial do projeto. O Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. Essa versatilidade fará do Cine Lido um espaço único em Curitiba”, exalta Bruno Neves.

Projetos semelhantes já existem e fazem muito sucesso em outras capitais brasileiras, como o Cine Joia, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e o Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, ambos antigos cinemas transformados em espaços de entretenimento.

O Cine Lido foi inaugurado em setembro de 1959 e sofreu uma ampla reforma em 1984, quando passou a contar com duas salas de exibição, o Lido I e o Lido II. No início dos anos 2000, deixou de operar no circuito comercial de filmes.

Agora, a reabertura do imóvel como casa de espetáculos trará também sete bares e inovações como venda antecipada de ingressos e itens de alimentação por biometria, além do uso de inteligência artificial para criar experiências personalizadas para o público.

O espaço também contará com um sistema de cashback para eventos.

Situado no coração de Curitiba, o Cine Lido está distante somente dois minutos da Rua das Flores, cinco minutos do Largo da Ordem e 43 minutos do Aeroporto Afonso Pena.

Além do fácil acesso por transporte público e serviços de mobilidade, há diversos estacionamentos na região, incluindo dois ao lado do prédio, um com 400 vagas e outro com 700 vagas disponíveis.

Compartilhe

Leia também

hileia em movimento economiapr

Curitiba terá feira de negócios exclusiva para mulheres

hooh natal economiapr

Plataforma prepara operação para atender público nos eventos natalinos

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil