Search

Consumo das famílias no PR recua 3,7% em fevereiro

consumo economiapr
Foto: kanchanachitkhamma/Canva

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses registrou queda de 3,7%, caindo para 94,7 pontos em fevereiro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

A redução no indicador foi influenciada, principalmente, pela menor intenção de compra de bens duráveis, com recuo mensal de 9,3%, e pela dificuldade de obtenção de crédito, que teve queda de 8,7%.

A perspectiva de consumo também encolheu 6,1% em relação a janeiro, indicando um comportamento mais conservador dos consumidores diante da conjuntura econômica nacional.

Na comparação com fevereiro de 2024, a ICF teve queda ainda mais expressiva, com retração de 13,1%. O Paraná segue abaixo da média nacional, que ficou em 104,5 pontos, com variação mensal negativa em 0,2%.

Outros fatores que impactam a confiança dos consumidores paranaenses são a renda atual (-2,9%) e o emprego atual (-2,5%). Consequentemente, o nível de consumo atual também sofreu queda de 2,3% em relação a janeiro.

A única expansão foi na perspectiva profissional, que apresentou elevação de 1%, alcançando 99,3 pontos, próximo da zona de satisfação.

A pesquisa mostra que a cautela no consumo atinge tanto as famílias de menor quanto as de maior renda. Entre os lares com renda de até dez salários mínimos, o índice recuou 3,4%, chegando a 93,9 pontos.

Já entre as famílias com renda superior a esse patamar, a redução foi ainda maior, de 5,1%, com o índice marcando 98 pontos.

O cenário reflete o comportamento mais conservador dos consumidores diante da conjuntura econômica, que inclui fatores como restrições ao crédito, perda de poder de compra e incertezas no mercado de trabalho.

Compartilhe

Leia também

dunna economiapr

Curitiba ganha espaço de eventos com foco em experiências autorais

libiao robotics economiapr

Águia Sistemas firma parceria com chinesa Libiao Robotics e amplia portfólio

feira emprego muffato economiapr

Muffato e Prefeitura promovem Feira de Empregos com 200 vagas em Curitiba