Search

Cidades inteligentes, cidades felizes: começou o Smart City Expo Curitiba

Smart City Expo Curitiba Economia PR
Foto: Letícia Lichacovski

Começou hoje, 25, o Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Durante três dias, a Ligga Arena, na capital paranaense, será palco de importantes debates e discussões sobre a evolução das smart cities no estado.

Com o tema “Transformando cidades: Construindo felicidade“, a expectativa de público para esta edição (em sua nova casa) é de 20 mil visitantes.

Para começar os trabalhos, a abertura oficial na manhã desta terça-feira já teve grandes anúncios por parte das autoridades presentes: Beto Marcelino, CEO do iCities; Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona; Alex Canziani, Secretário Estadual da Inovação; e Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

Em sua fala de abertura, Beto lembrou que, junto com o Smart City Expo Curitiba, a cidade também recebe o Fórum Econômico Smart City e o Tomorrow Building, que vai apresentar propostas de melhorias para Curitiba na quinta-feira, 27, último dia de evento.

“Vamos entregar um presente para Curitiba. Baseados na metodologia ÁGIL, compactamos, dentro do Comitê de Desenvolvimento da cidade de Curitiba, um projeto que, talvez, seja um case para a cidade, para você poder ver, de fato, todas as origens dos problemas e possíveis soluções, para que a gente, o mais breve possível, possa ter um redesenvolvimento da capital”.

Além disso, o organizador reforçou o lançamento da Fábrica de Ideias, do Governo Estadual, que será o grande encerramento do Smart City Expo 2025. 

O projeto, que transformará a antiga fábrica da Ambev em um hub de inovação, tecnologia e economia criativa, contará com um investimento de R$ 200 milhões e apoio da Audi do Brasil, reunindo startups, empresas e espaços culturais em um ambiente sustentável e colaborativo. 

A iniciativa incluirá um edifício corporativo de oito pavimentos, áreas de coworking, laboratórios, incubadoras e um centro gastronômico, além de exposições do MAC e MIS. Com isso, a Fábrica de Ideias se consolidará como um marco para o ecossistema de inovação do Paraná, simbolizando o futuro das cidades inteligentes.

Um Estado de referência mundial

O Secretário da Inovação, Alex Canziani, destacou a relevância de Curitiba a nível mundial. No ano passado, em Barcelona, a cidade foi eleita  a comunidade mais inteligente do mundo – dentre outros prêmios que a capital conquistou. 

A ideia, agora, é ir além.

“Nós vamos transformar cada vez mais Curitiba e passar para um novo estágio. Queremos transformar Curitiba na capital da Felicidade do mundo e o nosso Paraná no estado com o povo mais feliz e realizado no Brasil e, por que não dizer, do mundo?”, comenta.

Também presente no evento estava o recém nomeado Secretário de Cidades, Guto Silva, ex-secretário estadual do Planejamento. Para ele, o grande diferencial do Paraná para a “produção de cidades inteligentes” (além de Curitiba, Assaí e Ponta Grossa foram listadas no ranking mundial), está na valorização dos talentos humanos. 

Nós queremos posicionar o Paraná, e o governador Ratinho diz muito isto, num berçário de talentos. Isso atrai empresas de ponta, de tecnologia, melhora a renda do cidadão, dá alternativa para o Estado continuar investindo. Então, eu diria que nosso diferencial é esse binômio. Educação de ponta com o aumento da produtividade. Uma está relacionada a outra. Com o uso de tecnologia, esse crescimento será duradouro, um crescimento longevo, melhorando a vida de todos”, avalia.

Agente de Inteligência Artificial

Smart City Expo Curitiba
Prefeito Eduardo Pimentel anuncia Agente de IA para a Capital. Foto: Letícia Lichacovski

O Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também comemorou a transformação que a cidade está estimulando no estado. Uma das novidades anunciadas pelo prefeito foi uma parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), com a contratação de um agente de inovação virtual. 

“É um aplicativo de Inteligência Artificial que traz dados da cidade”, comunicou. 

Em seguida, o Eduardo Pimental fez simulações do aplicativo para o público presente, perguntando ao agente sobre lista de espera de cirurgias oftalmológicas no bairro do Portão, sobre pavimentação na Cidade Industrial e números de casos de dengue no Boa Vista. 

Num primeiro momento, a fase de testes será realizada pelo prefeito e sua gestão. Em seguida, o app será disponibilizado para toda a população. 

“É um momento significativo, especialmente porque estamos próximos do aniversário de 332 anos de Curitiba [29 de março]. Somos referência e, com a quantidade de investimentos que temos feito, temos grandes chances de emparelhar com Barcelona. Estamos chegando”, enfatizou. 

Barcelona ocupa uma das principais posições globais como cidade inteligente. A cidade é pioneira na adoção de novas tecnologias para torná-la mais eficiente em termos de energia, mais conectada, rica em dados e sustentável na mobilidade.

Por meio de iniciativas públicas e privadas, Barcelona e a Catalunha estão desenvolvendo projetos reconhecidos internacionalmente no setor e construindo um ecossistema forte de cidades inteligentes.

E, se tudo for conforme os anúncios e inovações apresentados hoje, em breve, o Paraná seguirá o mesmo caminho.

Compartilhe

Jornalista, Community Manager e Editora-chefe do Economia PR

Leia também

Endeavor Outliers Economia PR

Startups paranaenses entram na lista Endeavor Outliers

Férias empreendedorismo Economia PR

Férias empreendedoras e a tempestade antes do arco-íris

assai ponta grossa inteligentes economiapr

Assaí e Ponta Grossa estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo