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Storytelling: Qual a história da sua marca?

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Foto: Reprodução Youtube / Brastemp

Storytelling quer dizer, partindo para o significado literal, contação de história. Na prática, Storytelling é narrar uma história capaz de gerar emoções.

Pensando nisso, cada vez mais grandes empresas estão usando dessa técnica para captar mais clientes e, mais ainda, fideliza-los. Com Storytelling, você propaga a sua marca ao invés do seu produto. A empresa é que passa a ter significado para o consumidor. E isso tem sido mais importante para os maiores players do mercado.

Segundo levantamento feito pela WGSN sobre as previsões de Marketing 2025, 70% dos consumidores nos EUA se sentem exaustos com o excesso de propagandas. Frente a isso, como se destacar e continuar sendo relevante na decisão do cliente?

Parece romantismo, mas a verdade é esta: pelo coração. Pelo vínculo emocional com a marca.

O consumidor moderno não quer mais só produtos. Ele quer comprar de empresas que signifiquem, representem ou defendam algo e o storytelling vem para agregar esses valores à sua marca. Na hora de procurar algum site de e-commerceo consumidor vai procurar pela marca que está fixada em suas emoções

Quer um exemplo? “A porta da sua geladeira tem uma mensagem pra você“, campanha de reposicionamento da Brastemp narrada pelo ator Selton Mello.

A propaganda não é sobre o aparelho. Não traz nenhum preço promocional. Sequer cita o diferencial dos compartimentos internos. A campanha é uma poesia, que nos faz perceber como memórias que importam para nós ficam expostas na porta da geladeira. Não é sobre refrigerar e armazenar alimentos, mas sobre ser uma porta para momentos felizes. Até a escolha do ator tem a ver com esse princípio de memórias e carisma.

Acima de qualquer coisa, storytelling é sobre contar verdades. Podem ser histórias fictícias, como é um caso que gosto muito da IKEA Espanha, a “Terraza“.

E, mesmo sendo um roteiro criado do zero e imaginário, podemos ver o alinhamento com o posicionamento da marca:

Queremos que nosso negócio tenha um impacto positivo no mundo: desde as comunidades que fornecem nossos materiais até a forma em que nossos produtos ajudam nossos clientes a viver uma vida mais sustentável em casa

Quer um mau exemplo?

Essa história do Sucos do Bem pode até ser bonitinha e tinha tudo para dar certo… Se fosse verdade.

Porém, a bebida é fabricada pela gigante Brasil Citrus, que além de produzir os sucos para a Do Bem, é fornecedora de outras empresas.

O caso foi para no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) após a reclamação de uma cliente. Mesmo que a empresa tenha sido absolvida pelo órgão, o caso repercutiu negativamente nas redes sociais pela quebra de confiança com os consumidores.

Podemos, então, chegar a conclusão de que: Storytelling, como qualquer outra técnica profissional, deve ser usada com cuidado. Porém, se feita corretamente, o público terá mais interesse na sua marca e no que você tem a falar.

Afinal, quem não gosta de uma boa história?



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Jornalista, Community Manager e Editora-chefe do Economia PR

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