Search

Rede da Copel é premiada em evento de inovação

copel premio inovacao economiapr
Foto: Divulgação/Copel

O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, acaba de ser premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade, o UTCAL Summit 2025.

Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente.

“Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista, Marcelo Yamada.

São coautores do projeto, profissionais da Copel, Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori

O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança.

O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico.

“Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas à distância”, explicou.

O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas.

Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança. 

Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards.

O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia. 

A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

Compartilhe

Leia também

times square brasil economiapr

Projeto paranaense cria uma Times Square no Brasil

balanco teletex economiapr

Gerenciamento de conflitos no trabalho: como lidar com o caos

jacad economiapr

Edtech aposta em automação e analytics para reduzir evasão no ensino superior