O programa “Código Aliança”, desenvolvido pela consultoria de inovação 1601 em co-criação para a Sicredi Aliança PR, com sede na Marechal Cândido Rondon, no Paraná, é um exemplo de como a cultura organizacional pode ser o alicerce do sucesso de uma grande instituição.
Num ambiente empresarial cada vez mais volátil, a cooperativa percebeu que, para continuar crescendo e prosperando, precisava fazer mais do que seguir tendências — era necessário fortalecer sua essência através da Cultura.
O desafio era garantir que a cultura organizacional da cooperativa refletisse seus valores mais profundos, honrando o legado dos fundadores, ao mesmo tempo em que fortalecia a união dos colaboradores em torno de uma identidade própria.
Essa identidade precisava estar alinhada às diretrizes do sistema central, sem perder os elementos que tornam a cooperativa única dentro da Sicredi.
Toda a construção da ideia fez parte da vertical, ‘Innovation Pro’, do Hub 1601, fundada em 2019 por Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, a consultoria utiliza uma variedade de ferramentas para facilitar processos, que incluem treinamentos, workshops, camps, design sprints, ideações, co-criações e prototipação.
A missão da 16 01 foi ambiciosa desde o início: não se tratava apenas de implantar processos ou melhorar indicadores, mas de criar uma revolução cultural capaz de reverberar em cada canto da cooperativa.
Após uma imersão profunda no universo da Sicredi Aliança, que completou 40 anos, a consultoria desenvolveu uma série de workshops e entrevistas com gestores e colaboradores, buscando compreender as nuances e os desafios que permeavam o cotidiano da cooperativa.
Tudo isso para ajudar a sede na construção do seu programa de cultura.
“Acreditamos que a verdadeira inovação acontece quando uma organização consegue alinhar seus valores às práticas cotidianas. O ‘Código Aliança’ não é apenas um conjunto de diretrizes, mas uma ferramenta viva, que conecta cada colaborador a um propósito maior. Nossa missão foi ajudar a transformar esses princípios em uma cultura sustentável e orientada para o futuro“, explica Eduardo Paraske, co-fundador do Hub 16 01.
Entre os pilares centrais do Código, destacam-se princípios como o respeito, a inclusão e a excelência. Esse reconhecimento de um novo programa de cultura vem sendo implementada, permeando desde a alta liderança até as equipes de base, criando um ambiente de trabalho mais coeso, focado na prosperidade coletiva e no resultado para cada cliente da casa.
Mas a inovação não parou por aí. Em uma jogada criativa, a 16 01 lançou o ”MBA da Prosperidade”, um programa com cerca de 15 módulos que foi além das lições teóricas.
Combinando ensinamentos práticos e reflexões, o curso tem o objetivo de capacitar os colaboradores a vivenciarem os valores da cooperativa de forma tangível, aplicando-os em suas rotinas diárias.
”Os módulos são ministrados pelos próprios colaboradores, com base em casos reais vivenciados por eles, que ilustram de maneira prática cada um dos pilares de Cultura e como ele se desdobram em oportunidades de encantamento e geração de valor, tanto para associados quanto para as equipes. Esses casos foram cuidadosamente mapeados pela 16 01 durante a consultoria, e a partir deles estruturamos o conteúdo e produzimos vídeos que garantem uma experiência de aprendizado mais próxima da realidade da cooperativa. Assim, ao aprender diretamente com colegas que aplicam esses conceitos no dia a dia, o engajamento é maior, gerando uma conexão mais profunda com os valores e facilitando a implementação dos aprendizados”, comenta Léo Brazão, co-fundador do Hub 16 01.
Uma iniciativa liderada pelo Departamento de Gestão de Pessoas, o projeto mostrou que a cultura organizacional é um dos motores de transformação em uma empresa. Ao garantir que cada colaborador se sinta parte de um propósito maior, a Sicredi Aliança não apenas fortalece seu vínculo com seus funcionários, mas também se prepara para os desafios futuros com uma visão renovada – e tudo isso poderá ser sentido lá na ponta, com os clientes.
Essa jornada é um reflexo de um mercado em movimento, onde empresas como a SICREDI percebem que a verdadeira inovação está nas pessoas — e que uma cultura forte é o combustível que move a organização rumo a novos patamares de sucesso.
“A parceria com a 16 01 tem sido essencial para nosso processo de transformação interna. Trouxeram uma abordagem para concretizar nossos valores e princípios, gerando um impacto significativo em nossa cultura. O projeto ”Código Aliança” vai revitalizar a dinâmica da equipe e fortalecer a essência organizacional, unificando todos em torno de uma visão comum para o sucesso” explica Alessandra Lima Petry, gerente de Gestão de Pessoas e Cultura, na Sicredi Aliança PR.