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Encontro visa agilizar exportações de madeira do PR via porto catarinense

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Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Empresários e indústrias do Paraná estão descobrindo cada vez mais as vantagens logísticas da exportação via Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, na divisa entre os dois estados.

Recentemente, o Terminal apresentou seu potencial ao setor agropecuário de Cascavel, no Oeste Paranaense, e, na tarde de ontem (4 de junho), levará o Itapoá Day para a cidade de Palmas, no Sul do Estado, reunindo representantes do setor madeireiro daquela região.

O foco desta edição do Itapoá Day no município de Palmas se justifica pela relevância da cidade como um dos maiores polos exportadores de madeira e derivados do Brasil. A região desempenha um papel fundamental no comércio exterior brasileiro, sendo responsável por uma parcela expressiva do escoamento desses produtos.

O encontro reforça a consolidação da parceria entre o Porto Itapoá e o setor produtivo regional, com destaque para a oferta de soluções logísticas de alto desempenho e para a integração entre interior e litoral.

Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, destaca a importância estratégica de Palmas para o Terminal.

“A cidade possui grande representatividade nas exportações de madeira, com alto nível de profissionalização e um setor logístico em constante evolução. Nosso objetivo com o Itapoá Day é estreitar ainda mais o relacionamento com esse mercado, apresentar nossas soluções e ouvir as demandas dos clientes e parceiros locais”, afirma o executivo.

O polo industrial e logístico da região já utiliza, de forma estratégica e crescente, as operações do Porto Itapoá para realizar seus embarques internacionais.

Além da apresentação institucional, o evento será uma oportunidade para destacar o desempenho e os recentes investimentos do Porto, que vem conquistando posições de liderança no cenário nacional.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto Itapoá foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil no primeiro trimestre de 2025, com mais de 202 mil unidades, atrás apenas do Porto de Santos. 

Esse volume representa um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2024, desempenho mais de três vezes superior à média nacional.

Esse avanço reflete a combinação de eficiência operacional, inovação tecnológica e investimentos contínuos em infraestrutura.

Somente na nova Fase IV de expansão, o Porto Itapoá prevê R$ 500 milhões em aportes, incluindo a ampliação de pátios, aquisição de equipamentos de última geração e melhorias em sustentabilidade, como o reforço da maior frota elétrica portuária do país.

Outro marco recente foi a assinatura de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Santa Catarina para a dragagem e aprofundamento do canal da Baía da Babitonga.

O projeto permitirá a operação de navios de até 366 metros, tornando o complexo portuário o primeiro do Brasil apto a receber embarcações desse porte com carga máxima, o que ampliará a competitividade e a capacidade logística da região.

Com essa série de avanços, o Porto Itapoá consolida-se como líder em movimentação no Sul do país, e um dos principais vetores de desenvolvimento logístico, econômico e ambiental do Brasil.

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