Pesquisar

Varejo cresce e abre oportunidades para representantes comerciais

varejo pr economiapr
Foto: starush de Getty Images/Canva

O comércio varejista do Paraná registrou aumento de 2,4% no volume de vendas no período entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), coloca o estado acima da média nacional, que foi de 2,1%.

Entre os segmentos que mais contribuíram para esse desempenho está o de eletrodomésticos, com crescimento acumulado de 19,5%. Em seguida, destacam-se os setores de tecidos, vestuário e calçados (11,2%), combustíveis e lubrificantes (2,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,1%).

Diante desse cenário, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) orienta os profissionais da categoria a acompanharem de perto as tendências do setor e a utilizarem os dados de mercado como ferramenta de planejamento.

“Os dados mostram que há uma reação positiva do varejo, o que sinaliza um bom momento para os representantes comerciais estreitarem relações com seus clientes e buscarem novas oportunidades de atuação. Mais do que vender, é fundamental estar atento às mudanças no comportamento do consumidor e às movimentações dos segmentos que estão em crescimento”, afirma Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR.

O dirigente ressalta ainda que os dados da PMC, divulgados mensalmente pelo IBGE, são uma referência importante para balizar decisões de representantes comerciais e para que estes compreendam melhor o desempenho dos setores que atendem.

Segundo ele, entender os números do varejo ajuda o profissional a ajustar metas e oferecer soluções mais aderentes ao momento econômico.

“Segmentos como eletrodomésticos e vestuário apresentaram desempenhos expressivos. Isso deve ser analisado estrategicamente pelos representantes comerciais, que têm um papel essencial na conexão entre a indústria e o varejo. Quanto mais preparados e informados, maior a chance de ampliar resultados e consolidar parcerias comerciais”, acrescenta Nauiack.

Compartilhe

Leia também

retail day economiapr

Retail Tech Day debate inovação no setor varejista

olimpiada inovacao economiapr

PR terá 2,1 mil alunos na nova etapa da Olimpíada de Inovação

indice inovacao estados

Índice de Inovação dos Estados confirma PR como potência nacional