A implantação da plataforma 1Doc no município de Palmas, no interior do Paraná, já apresenta bons resultados para a gestão pública. Desde abril deste ano, quando a Prefeitura iniciou o treinamento geral para uso do sistema, já foram criados mil memorandos digitais, e atualmente todos os servidores públicos estão ativos na plataforma.
A iniciativa integra o programa “Palmas Inteligente”, que tem como objetivo modernizar a administração pública e torná-la mais ágil e acessível.
Um dos marcos desse projeto foi a inauguração da Central de Atendimento, no dia 15 de maio, que passou a oferecer diversos serviços digitais à população, disponíveis a qualquer momento por meio do sistema 1Doc .
Para consolidar o projeto, a cerimônia de lançamento da Central também marcou a realização da primeira licitação digital do município, assinada eletronicamente pelo prefeito Daniel Langaro.
De acordo com ele, a modernização da gestão pública trará serviços de maior qualidade para a população e eliminará entraves que dificultavam a tramitação e o armazenamento de documentos.
Um dos maiores gargalos no processo administrativo eram as licitações, cujos processos envolviam mais de mil páginas, exigiam carimbos e, por isso, demandavam o deslocamento físico de servidores, etapas que agora ocorrem de forma totalmente digital e são concluídas em poucos segundos.
Atualmente, já é possível solicitar atendimento em diversos setores, como o PROCON, além de realizar pedidos de informação (e-SIC); inscrição de professores alfabetizadores; protocolos para apoio empresarial (MEI); matrícula em creches; pedido de isenção do ITBI; emissão de alvarás e certidões como o Habite-se.
Além da adesão à plataforma 1Doc, a Prefeitura prevê a implementação de um plano de consultoria em compliance e a aquisição de um sistema de Power BI, com o objetivo de integrar e visualizar os dados da gestão municipal de forma mais estratégica.