Aos 15 anos de idade, Faisal Mahmoud Ismail, já havia decidido que seria dentista. O interesse pela profissão começou dois anos antes por ver toda a dedicação e zelo que um profissional tinha ao cuidar da saúde bucal das pessoas.
O odontólogo, porém, foi além dos atendimentos e deu grandes passos rumo à gestão empresarial. Em 1998, cofundou a clínica Ortoplan em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Hoje, é uma rede de franquias internacional (Odontolatina), com atuação no Brasil, Paraguai e Chile.
Hoje, aos 54 anos, Faisal tem, ainda, especialização em Marketing e é autor do livro “O Ouro do Marketing de Relacionamento”, onde compartilha as percepções e experiências que levaram o CEO aos patamares atuais da sua carreira.
Saiba mais desta jornada:
Quais foram os maiores marcos na história da Ortoplan nos últimos 26 anos?
Faisal: O início foi algo ímpar, um projeto inovador para época, onde todos eram descrentes no modelo de negócio, mas a convicção e determinação junto de meu sócio até hoje, nos fez trilhar este caminho com sucesso internacional hoje. A outra fase importante foi ajustar o modelo de negócio em 2004, desde 1998 fazíamos somente uma especialidade, a Ortodontia, e como a demanda do mercado foi mudando, incluímos todas as áreas da odontologia. E outro grande marco foi fazer a formatação da franquia ORTOPLAN e começar a expansão nacional e internacional com a nova marca Odontolatina.
Em que momento você percebeu o potencial de franquias e como foi começar esse processo?
Faisal: Desde 1995 eu comecei a estudar franquias, quando fui aos EUA para conhecer mais sobre o tema, onde o Brasil estava engatinhando. Voltei, estudei o mercado e vi uma grande oportunidade no modelo de franquias e seguimos nesse caminho até hoje.
Quais estratégias de marketing de relacionamento foram mais eficazes para o crescimento da Ortoplan?
Faisal: O relacionamento é a base de nossa identidade. Cuidar do ser humano, sua saúde e sorriso fazem parte de nosso propósito todos os dias. Fazemos treinamentos constantes com nossos funcionários e franqueados toda semana, incansavelmente. Acreditamos e cultura de marca. Hoje a tecnologia nos facilita algumas conexões mais interativas e permanentes junto aos nossos clientes que tratam das clínicas como os que já finalizaram, procuramos não esquecer de ninguém. Em meu livro, “O Ouro no Marketing de Relacionamento”, eu conto tudo como fazemos em nosso modelo de negócio, muito fácil e simples e todos podem utilizar para seus negócios, independente de qual área atuam.
Quais habilidades de gestão empresarial você considera essenciais para o sucesso de uma rede de franquias?
Faisal: As habilidades que acredito serem mais importantes são a de liderança, comunicação eficaz, planejamento e execução, inteligência emocional, resiliência , entre outras.
Quais são seus próximos projetos ou objetivos profissionais?
Faisal: Estou, neste momento, fazendo o branding de nossa marca ORTOPLAN que vira um selo de qualidade, da rede Internacional Odontolatina que passa a ser nossa marca de fachada em nossas clínicas. Meu objetivo continua sendo a expansão de nossa rede pelo Brasil e América Latina.
Que conselhos você daria para jovens profissionais que desejam seguir uma carreira na odontologia ou em gestão empresarial?
Faisal: Aos jovens explicaria que não tem nada simples ou fácil, tem sim, dedicação, esforço e resiliência para conquistar seus sonhos, tudo começa com um passo de cada vez, o mais importante é começar! Na gestão empresarial, ler muito, estar sempre com pessoas que agregam conhecimento e se afastar de pessoas negativas. Acredite sempre em seus instintos, você pode muito mais do que imagina.