Search

Férias empreendedoras e a tempestade antes do arco-íris

Férias empreendedorismo Economia PR
Foto: ThuyHaBich / pixabay

Resolvemos tirar férias na semana que vem. Quer dizer… Não exatamente “férias”, mas uma viagem a trabalho. Para isso, vou deixar tudo encaminhado na BASIS Comunicação, minha outra empresa, minimizando (dentro do possível) as preocupações com clientes e conteúdo.

Além disso, estaremos imersos no Smart City Expo Curitiba, então serão “meias férias”. O Economia PR não vai parar.

Já comentei por aqui que, durante toda a minha vida, fui CLT. Programar uma viagem era relativamente simples: avisar o RH com antecedência, antecipar demandas, receber o pagamento das férias, aproveitar os dias off e voltar renovada. “Mamão com açúcar” (por favor, entendam as aspas nesse caso).

Claro, responsabilidades sempre existiram, mas, no empreendedorismo, a história muda completamente. Programar uma viagem é contar com um pouco de sorte, destino, Deus… O que quer que você acredite. É torcer para surgir um job extra que ajude nas despesas.

Mas o mais desafiador é enfrentar os dias pré-viagem. Ao contrário de um emprego convencional, onde há uma equipe para dividir tarefas, no empreendedorismo é você por você mesmo. Se não entregar a demanda, você falhou. Miseravelmente. Simples assim.

Estou exatamente nessa fase. Aquele momento que antecede o descanso, mas que mais parece a tormenta antes do arco-íris. Para folgar um dia, preciso trabalhar dobrado em dois.

É uma matemática injusta, algo comum para empreendedores e profissionais autônomos. A menos que você seja ultra organizado (se for, acabou de virar meu herói) e consiga passar ileso pelo volume extra de demandas.

E olha que não sou das mais desorganizadas. Tenho planilhas, Trello, documentos no Drive… Faço o que posso para facilitar. Mas sabe como é, nem tudo está sob meu controle.

A verdade é que, na véspera da viagem, estou com os cabelos em pé tentando dar conta de tudo. Minha nada mole vida… Como a de tantos por aí.

O que acalma a fera é saber que, em menos de uma semana, terei uma pausa. Não serão férias dos sonhos, confesso. A verdade é que planejamos com pouco tempo, mas a necessidade de frear falou mais alto. Mas será um respiro, um momento para desligar a mente tanto quanto o empreendedorismo permitir.

Porque a gente não desliga nunca.

Afinal, o empreendedor pode até tirar férias dos clientes, mas da empresa… Ah, essa, ele coloca na mala e leva para passear.

Compartilhe

Editora-chefe do Economia PR. Fundadora da BASIS Comunicação. Community Manager. Acelerada Camila Renaux. Consultoria em Comunicação Estratégica. Prêmio Sangue Bom de Jornalismo (SINDIJOR PR 2014)

Leia também

startup summit economiapr

Três startups do PR avançam no Prêmio Sebrae Startups 2025

comunicação empresas startups economia pr

O que falta na comunicação das empresas em crescimento

startup summit economiapr

Nove startups do PR entram no Top 100 do Prêmio Sebrae Startups