Lidar com problemas de saúde mental, como estresse, síndrome de burnout e depressão, está entre os principais desafios para professores e professoras no Brasil.
No Paraná, uma startup nascida em Campo Mourão, a Fortalece, desenvolveu uma metodologia que promove bem-estar corporativo, com foco em profissionais da educação.
Sustentada no tripé neurociência, tecnologia e gamificação, a metodologia envolve ações, desafios e competições que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, Entre eles, alimentação equilibrada, atividades físicas, meditação, entre outras práticas.
A metodologia começou a ser desenvolvida em 2016, em um processo liderado pelo fundador da startup, Marcos Rinaldi.
A iniciativa surgiu a partir de dificuldades que enfrentou, conforme ele conta. Àquela época, após ter a melhor experiência de sua vida – ser pai –, Rinaldi recebeu a notícia de que estava com câncer. Tratou-se, curou-se, mas, sedentário, seguia com a saúde fragilizada.
Foi alertado: ou mudava hábitos, ou uma recuperação seria muito difícil. Optou pelo primeiro caminho, e indo além: motivou-se a levar a promoção de saúde a outras pessoas.
Desenvolvida a metodologia, fundou a Fortalece em 2019. Inicialmente, aplicou a metodologia de forma piloto. Em 2024, chegou à marca de 6 mil pessoas impactadas. Hoje, há 4 mil usuários ativos na plataforma da startup.
A Fortalece é, atualmente, impulsionada pelo Paraná Anjo Inovador, programa do Governo do Estado que fomenta empreendimentos inovadores. O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital.
A convergência da metodologia da Fortalece com um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidos (o ODS 3, que trata de saúde e bem-estar) foi um dos pontos que pesou favoravelmente.
Em janeiro último, apresentou sua solução no evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, que reuniu gestores públicos municipais e estaduais.
“Conversamos com mais de 150 prefeitos, que se interessaram em tornar nossa metodologia como política pública de promoção da saúde de seus professores”, afirma Rinaldi.
O passo a ser dado agora em 2025 é, justamente, escalar o negócio da Fortalece. Impulsionada pelo Paraná Anjo Inovador, a startup tem investido na ampliação e aprimoramento da solução, para levar a metodologia a municípios de todas as regiões do estado.
O ineditismo da metodologia é o diferencial da plataforma.
“No mercado, para o bem-estar colaborativo, o que temos são ações como palestras ou grupos de apoio psicológico. Uma metodologia que combine neurociência, tecnologia e gamificação, como a que desenvolvemos, é única”, destaca Rinaldi.