Por Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty
O mercado automotivo brasileiro alcançou, em 2024, o maior volume de vendas de sua história: 14,2 milhões de veículos leves novos e usados foram comercializados, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O número reforça a relevância do setor na economia nacional, independente das oscilações do cenário econômico ou da inflação.
Além do crescimento nas vendas, o aumento na oferta de crédito também impulsionou o setor. No último ano, as concessões de financiamento para compra de veículos registraram alta de 36%, movimentando uma cadeia ampla que envolve manutenção, acessórios, serviços de limpeza e, principalmente, a intermediação de vendas.
Com o carro zero popular custando a partir de R$70 mil, os seminovos passaram a ganhar cada vez mais aderência e fortalece também um novo nicho de negócios: o de intermediação de vendas.
Essa é uma solução que leva segurança, praticidade e conecta diretamente quem quer vender, com quem deseja comprar, como concessionárias e revendedoras.
Com tecnologia e processos ágeis, essas plataformas conseguem concluir negociações em menos de uma hora, transformando a experiência que antes era burocrática e demorada.
Outra tendência para lucrar com o setor é a perícia veicular com Inteligência Artificial. Elas são capazes de identificar falhas estruturais e de pintura com mais rapidez e precisão.
Esses sistemas otimizam em até 80% o tempo gasto em uma perícia tradicional e reduzem os custos operacionais em mais de 50%. Essa inovação transforma o processo de compra e venda mais seguro e transparente.
A integração entre canais físicos, digitais e parceria entre marcas é outro caminho para lucrar com o setor automotivo. Se antes, ao vender um carro, a pessoa saía à pé da loja, agora ela sai com um plano de assinatura de um veículo zero quilômetro, se ela desejar.
Essas são as formas de inovar no setor e agregar valor ao consumidor, oferecendo uma experiência mais completa.
O crescimento das franquias no setor automotivo reflete essa transformação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços automotivos registrou alta de 13,3% em 2024.
A adoção de modelos testados, com suporte e estrutura padronizada, tem atraído empreendedores que buscam investir com mais segurança em um mercado em franca expansão.