Fundada há uma década em Curitiba, a Berry tem consolidado sua atuação no mercado nacional de consultoria empresarial com uma proposta 100% online e foco em gestão estratégica, tecnologia e inteligência artificial.
A empresa, que já atendeu mais de 3 mil negócios em diferentes setores e está presente em todos os estados brasileiros, acaba de conquistar o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) — principal reconhecimento do setor no país.
A conquista marca uma nova fase na trajetória da consultoria, que aposta na expansão internacional como próximo passo, com presença inicial nos Estados Unidos e no Chile. Segundo a empresa, o plano é alcançar um ARR (Receita Recorrente Anual) de R$ 82 milhões até o final de 2025 e atingir R$ 1 bilhão até 2033.
Neste Economia PR Drops, o CEO Kleber Amora comenta os desafios enfrentados na consolidação do modelo digital de consultoria, os diferenciais da operação da Berry frente à concorrência e os pilares que sustentam as metas de crescimento da companhia — em um setor que, segundo ele, tende a ganhar ainda mais relevância nos próximos anos, diante da aceleração tecnológica e das transformações nos modelos de negócios.
Leia na íntegra:
A Berry nasceu em Curitiba e hoje tem presença em todo o Brasil. O que foi mais desafiador nesse processo de crescimento nacional?
Kleber: Durante nossa trajetória, principalmente no início, o maior desafio com certeza foi conscientizar os empresários de que um trabalho de consultoria feito de forma online é mais eficiente e gera resultados tão positivos quanto os de uma consultoria presencial. Por este motivo, nós investimos em encontrar formas de demonstrar isso aos nossos clientes com muita tecnologia, inovação e uma equipe comprometida de consultores especialistas em gestão de negócios.
Com mais de 3 mil marcas atendidas, o que você considera o principal diferencial da Berry em relação a outras consultorias no mercado?
Kleber: Contratos “flexíveis”, sem um tempo mínimo de permanência – dando autonomia para o nosso cliente decidir se o trabalho está acontecendo conforme ele esperava – é com certeza um diferencial. Além disso, ter um time com centenas de consultores multidisciplinares torna nossa equipe capacitada e experiente em vários tipos de negócios diferentes.
Por que agora é o momento ideal para iniciar a expansão internacional da Berry?
Kleber: Está no nosso planejamento nos tornarmos uma empresa global e sabemos que isso exige recurso, dedicação e tempo. Por isso, entendemos que o melhor momento é agora, aproveitando o cenário sólido da empresa, para explorar novas possibilidades de mercados, uma estratégia bem efetiva e segura.
O que motivou a escolha dos Estados Unidos e do Chile como os primeiros mercados fora do Brasil?
Kleber: Os EUA possuem uma economia aquecida, moeda estável e um mercado sólido cheio de potenciais clientes com recurso e vontade de crescer mais. Com relação ao Chile, a decisão vem por conta do mercado mais próximo culturalmente, porém, com projeções de crescimento melhores que as brasileiras. Isso somada a uma moeda mais barata em relação ao dólar, torna o mercado chileno uma ótima opção para expandir nosso trabalho de consultoria.
A meta é alcançar um ARR de R$ 82 milhões em 2025 e R$ 1 bilhão até 2033. Quais os pilares estratégicos para sustentar esse crescimento acelerado?
Kleber: Tecnologia e IA para garantir eficiência durante a escala acelerada, contratação das pessoas certas nas posições adequadas dentro da empresa e, por último, capital para subsidiar o crescimento da Berry nos próximos anos.
Como você enxerga o papel da consultoria empresarial nos próximos 5 a 10 anos?
Kleber: Dois motivos nos levam a crer que o papel da consultoria será ainda mais relevante do que foi até agora: primeiro, no momento economicamente difícil que o Brasil se encontra há vários anos, torna-se cada vez mais claro a necessidade de ainda mais conhecimento em gestão para superar os desafios que o mercado impõe aos empresários. Em segundo, as mudanças que as IAs irão gerar nos negócios, cargos e pessoas será enorme. E neste novo meio empresarial, onde há excesso de informações, uma consultoria se torna cada vez mais o parceiro estratégico ideal para escolher os dados certos para tomar boas decisões nos negócios.