O setor empresarial tem exercido um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento da sociedade, assumindo a sustentabilidade como um objetivo comum.
O Pacto Global desempenha um papel fundamental nesse contexto ao promover o diálogo entre diferentes atores, visando a construção de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável. Com esse mesmo compromisso, o LIDE Paraná organiza uma agenda que estimula e amplia essa importante discussão.
No último dia 27, o LIDE Paraná realizou o evento de formalização da parceria com o Pacto Global – Rede Brasil, por meio do Programa Multiplicadores.
Reconhecendo a importância de instituições como o LIDE para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o programa reúne organizações engajadas para multiplicar a abrangência dos Dez princípios do Pacto Global e trazer mais empresas para a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
No seminário “Sustentabilidade na Prática – Como empresas estão transformando seus negócios com o Pacto Global – Rede Brasil”, o objetivo foi ampliar o debate sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) e demonstrar como empresas brasileiras estão aderindo ao Pacto Global e usufruindo da iniciativa como uma ferramenta estratégica para impulsionar a inovação, a responsabilidade social, a competitividade e a geração de valor sustentável.
“O Paraná se destaca como um dos estados com maior número de empresas participantes do Pacto Global. No entanto, o que percebemos é que muitas empresas, principalmente as de menor porte, já desenvolvem diversas iniciativas alinhadas ao Pacto Global, mas acreditam que precisam contratar grandes consultorias ou investir recursos significativos para se engajar ainda mais. Nossa proposta é justamente multiplicar e integrar boas práticas por meio da troca de experiências”, afirma Heloísa Garrett, presidente do LIDE Paraná .
O seminário contou com a participação da Sanepar, que apresentou seu case de sucesso em ESG. A Companhia é reconhecida nacional e internacionalmente por suas ações e conquistas, sendo considerada uma das melhores do setor de utilidade pública (água e saneamento) e premiada por suas estratégias de universalização do saneamento.
Na área ambiental, a Sanepar desenvolve iniciativas como o reaproveitamento de lodo, geração de bioenergia, inventário de gases de efeito estufa, planos para enfrentar as mudanças climáticas, além de projetos na área social, realiza práticas voltadas para gestão de pessoas e também fazem parte programas como o Água Solidária, que oferece tarifas mais acessíveis para famílias de baixa renda, e o Caixa d’Água Boa, que garante reservatórios para quem mais precisa.
Estiveram presentes, ainda, especialistas como Renata Franco, Gerente do HUB ODS e do Programa Multiplicadores do Pacto Global – Rede Brasil, e Verônica Vassalo, Gerente de Diversidade e Inclusão do Pacto Global – Rede Brasil. Renata lançou um convite direto às empresas para que se envolvam ativamente com o Pacto Global, apoiando seus clientes na construção de uma comunicação mais responsável e com propósito.
“Estamos tratando de reputação, produtividade e futuro. O selo de sustentabilidade, que hoje é um diferencial competitivo, em breve será um requisito básico”, destacou.
“O Pacto Global vem movimentando e impactando as empresas para que olhemos para a Agenda 2030, construindo um futuro possível para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. Como queremos chegar em 2030 olhando para pessoas negras, mulheres, pessoas trans, pessoas com deficiência, pessoas 60+ que também são trabalhadoras e estão dentro das empresas? É um chamado para que as empresas olhem para a importância da diversidade e dos direitos humanos em suas ações, percebendo que isso é uma demanda de negócio, uma demanda legal e uma demanda social. Portanto, hoje, a responsabilidade social vai além do pilar econômico; ela deve olhar também para os pilares social e ambiental”, destaca Verônica Vassalo.
Ainda durante o evento, foi assinada a carta de formalização da parceria com o Pacto Global – Rede Brasil, tornando o LIDE Paraná um Multiplicador da iniciativa, e confirmando o apoio do LIDE aos Dez Princípios do Pacto Global da ONU em Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
“Nosso compromisso é fazer dos Dez Princípios do Pacto Global parte viva de quem somos, refletindo em nossa estratégia, cultura e operações diárias, além de inspirar toda a nossa rede de empresas a seguir o mesmo caminho. Queremos compartilhar conhecimento, fortalecer parcerias e colocar em prática soluções que contribuam de forma concreta para acelerar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seguiremos engajados em mobilizar cada vez mais empresas junto ao Pacto Global – Rede Brasil, ampliando o impacto positivo que podemos gerar juntos”, diz Heloísa Garrett.
O LIDE Paraná já atua com iniciativas nesse sentido e criou um Comitê ESG que promove reuniões regulares para o compartilhamento de práticas entre as empresas associadas. Essa iniciativa possibilita a replicação de experiências bem-sucedidas, além de mapear ações em andamento, identificar oportunidades de desenvolvimento e fomentar uma rede de negócios mais consciente, integrada e alinhada aos princípios ESG.