Pesquisar

Varejo paranaense fecha primeiro semestre com queda de 0,48%

varejo com queda economiapr
Foto: Sandrabertilla de Sandra Bertilla/Canva

O comércio varejista do Paraná encerrou o primeiro semestre de 2025 com redução de 0,48% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que revela um cenário marcado por contrastes: enquanto alguns segmentos registraram crescimento expressivo, outros enfrentaram quedas mais acentuadas.

As lojas de departamentos lideraram o crescimento, com alta de 12,14% no semestre. Livrarias e papelarias (5,75%) e supermercados (2,15%) também mostraram desempenho positivo. Em contrapartida, setores como móveis, decorações e utilidades domésticas (-10,93%), materiais de construção (-8,04%) e calçados (-6,76%) tiveram maior retração.

Na comparação mensal, junho apresentou queda de 4,26% em relação ao mês anterior, movimento considerado sazonal, já que as vendas para o Dia das Mães costumam impulsionar o comércio em maio. Em relação a junho de 2024, a variação também foi negativa, de -4,20%.

Entre as regiões avaliadas pela pesquisa da Fecomércio PR, Ponta Grossa apresentou o melhor resultado no semestre, com alta de 1,79%, puxada pelas lojas de departamentos (8,25%), vestuário e tecidos (7,70%) e livrarias e papelarias (5,98%).

O varejo de Curitiba e Região Metropolitana registrou saldo positivo de 1,16%, também com destaque para lojas de departamentos (13,29%), seguidas pelas livrarias e papelarias (7,23%).

O comércio do Sudoeste apresentou ligeira elevação de 0,39%, já as demais regiões apresentaram queda: Maringá (-4,96%), Londrina (-2,28%) e Oeste (-1,64%).

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética