Pesquisar

Varejo ampliado paranaense acelera em julho

varejo ampliado economiapr
Foto: fabrikasimf

O comércio varejista ampliado apresentou resultados positivos em julho de 2025, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com junho desse ano, as vendas cresceram 1,3% no Brasil e 2,3% no Paraná. Já em relação a julho de 2024, o desempenho foi de desaceleração, com queda de 2,5% no cenário nacional e de 0,6% no estado.

No acumulado em 12 meses, de agosto de 2024 a julho de 2025, o país registrou expansão de 1,1%, enquanto o Paraná avançou 2,8%, mantendo trajetória acima da média nacional. De acordo com o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o cenário reflete a perda de ritmo do setor frente ao ano anterior.

“O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos, motocicletas e peças, mostrou desaceleração em julho, em um contexto de juros mais altos e maior restrição no crédito ao consumidor”, observa.

Entre os segmentos que mais impulsionaram o resultado paranaense em julho, na comparação com o mesmo mês de 2024, destacam-se móveis e eletrodomésticos, com alta de 9,2%; artigos de uso pessoal e domésticos, com 6,5%; e material de construção, com 6,4%.

No outro extremo, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação recuaram 19,5%, enquanto veículos, motocicletas e peças caíram 10,6%.

Nos últimos 12 meses, o setor de equipamentos e material para escritório também apresentou retração expressiva, de 11,6%, seguido pelo atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, com baixa de 4,0%.

Por outro lado, setores como móveis e eletrodomésticos acumulam alta de 11,7% no período, bem como material de construção, com aumento de 9,1%. De acordo com o economista, apesar dos sinais de moderação, o desempenho do comércio no Paraná se mostra mais resiliente que a média nacional, sustentando uma trajetória positiva no acumulado anual.

“A tendência, no entanto, é de crescimento em ritmo mais contido nos próximos meses, diante de um ambiente de crédito mais restritivo e custos financeiros elevados”, avalia.

Compartilhe

Leia também

hooh natal economiapr

Plataforma prepara operação para atender público nos eventos natalinos

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI