Pesquisar

Crédito com garantia de imóvel financiado cresce no Brasil

credito com garantia economiapr
Foto: Divulgação

Existe uma lei que facilita a obtenção de empréstimos, usando imóveis como garantia. Antes, você só podia fazer isso se o imóvel já estivesse totalmente pago, o que tornava o processo bem difícil. Com o Marco das Garantias (Lei 14.711/2023), mesmo que a pessoa ainda esteja pagando o financiamento, já pode usar o imóvel para conseguir um empréstimo maior e com juros menores.

Essa mudança, que começou no fim de 2023, fez o mercado de crédito disparar: só em 2024, a quantidade de empréstimos garantidos por imóveis cresceu 53,5%, totalizando mais de R$ 10 bilhões!

Para Noé Santiago, CEO da fintech ANIDEA, a regra pode abrir muitas portas, ajudando as pessoas a conseguir dinheiro para reformar a casa, investir em um negócio ou até mesmo reorganizar as finanças com mais tranquilidade. 

“A mudança impulsionou o setor. O diferencial está em permitir liquidez sem perder o imóvel. É possível trabalhar com imóveis alienados, desde que haja margem de valor suficiente para a operação”.

No primeiro semestre de 2024, o volume financiado atingiu R$ 4,6 bilhões, alta de 45% em relação a 2023, mostrando que a novidade foi bem aceita. O custo competitivo — em média de 1,5% a 2,0% ao mês — e o fato do imóvel continuar em uso pelo tomador também ajudaram na procura.

“Neste ano, vamos testemunhar a consolidação desta modalidade como alternativa relevante para empresas e famílias que buscam crédito mais barato sem abrir mão do patrimônio, mesmo que o impovel ainda seja financiado” completa. 

Compartilhe

Leia também

raytec economiapr

Raytec expande operações no PR com tecnologia inédita

congresso moveleiro pequenas empresas economiapr

Congresso Moveleiro amplia oportunidades para pequenas empresas do setor

bwise economiapr

Startup curitibana de contabilidade inaugura escritório nos EUA