O mercado de franquias do Paraná apresenta a melhor participação da região Sul no cenário nacional, concentrando 7,32% do faturamento do mercado e 7,09% das unidades de franquias no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Com faturamento de mais de R$5 bilhões no segundo trimestre do ano, o Estado registrou um crescimento de 12,5% da receita e uma expansão de 2,9% das operações, que o deixa entre as quatro unidades da federação mais influentes no segmento, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Grande parte do crescimento do setor no Paraná está diretamente relacionada ao fortalecimento do agronegócio no estado. À medida que as cidades se desenvolvem, abre-se espaço para a expansão de um modelo já consolidado, que se mostrou assertivo em outras regiões e pode ser replicado com sucesso em novos mercados, especialmente nas cidades do interior”, destaca o coordenador da ABF Regional Paraná e proprietário da Anjos Colchões, Leonardo dos Anjos.
Só em Curitiba, o faturamento chegou perto dos R$1,6 bilhão, e gerou 37.800 empregos diretos, no segundo trimestre deste ano. A Spedini é uma das 289 redes que operam na cidade com as marcas Spedini e It’s Grill.
“No Grupo, buscamos fortalecer nossas marcas em todas as frentes, oferecemos produtos frescos e de qualidade, priorizando fornecedores locais, investimos na qualificação da equipe e desenvolvemos projetos e ações que impulsionam toda a operação. Nosso objetivo é entregar uma experiência completa, que beneficie tanto o consumidor quanto o investidor”, destaca a diretora de operações da Spedini, Juliana Titon.
A presença de uma marca consolidada por trás da operação faz das franquias um modelo rentável e escalável.
“O pilar mais importante é que o investidor não está sozinho. É um modelo pronto, validado e que funciona, além de ter um ecossistema de apoio por trás”, esclarece a diretora de operações da Spedini, Juliana Titon.
Os dados do mercado de franquias no Paraná foram apresentados no Encontro Estadual Regional Sul, da ABF, com a presença de líderes de empresas franqueadoras no estado.
Durante o evento, empresários destacaram como o mercado paranaense segue promissor, os investimentos em infraestrutura e a presença de organizações, como Sebrae, Fecomércio e a própria ABF, fornecem apoio e segurança para os empresários.
“O papel do poder público é incentivar o investimento, criar infraestrutura e condições para que o empreendedor gere emprego e riqueza. Isso tem funcionado no Paraná e ficamos felizes por ser daqui”, declara Luiz Lima, CEO do Grupo Spedini.