Pesquisar

Mercados autônomos atraem terceira idade como empreendedores

empreender depois 60 economiapr
Foto: freepik

O Brasil encerrou 2024 com 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais, o maior número já registrado para essa faixa etária, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O grupo representa 14,3% do total de donos de negócios no país, um recorde que evidencia a transformação do envelhecimento no Brasil, a terceira idade está cada vez mais ativa, empreendedora e conectada.

As franquias aparecem como uma alternativa segura para esse público. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Alimentação – Comercialização e Distribuição foi um dos que mais cresceram no primeiro trimestre de 2025, com alta de 44%, impulsionado pela sazonalidade da Páscoa e pelo fortalecimento de lojas de conveniência e cafeterias.

Nesse cenário, os mercados autônomos, como o market4u, maior rede do segmento na América Latina, se destacam pela atratividade, baixo custo operacional, simplicidade da gestão via aplicativo e possibilidade de conciliar o negócio com outros planos de vida. 

O aumento da longevidade, aliado à melhora da qualidade de vida e à necessidade de complementar a renda, tem incentivado muitos seniores a abrir negócios próprios.

“Com décadas de experiência e conhecimento acumulado, eles buscam se manter ativos, relevantes e financeiramente independentes, mesmo após a aposentadoria. Além de empreender, os 60+ também se destacam como consumidores. Mais familiarizados com tecnologia, valorizam soluções que ofereçam conveniência, segurança e conforto”, avalia Eduardo Córdova, CEO e co-fundador da rede. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o percentual de idosos que utilizam a internet saltou de 24,7% em 2016 para 66% em 2023. Apenas entre 2019 e 2023, a expansão foi de 21,2 pontos percentuais, evidência de que esse público está cada vez mais conectado e aberto a novas experiências digitais, como os mercados autônomos.

No market4u, por exemplo, os clientes encontram lojas 24 horas sem atendentes, com sistemas de pagamento digitais, garantindo uma experiência de compra ágil e confiável.

“O público 60+ tem mostrado enorme disposição para empreender e, ao mesmo tempo, se destaca como um dos que mais cresce em adesão a novas tecnologias. Aqui, eles encontram um modelo seguro, digital, simples de operar e com apoio da franqueadora, além de uma experiência de consumo prática e acessível, alinhada às suas necessidades”, afirma Córdova.

A tendência redefine a visão sobre a aposentadoria no Brasil e abre oportunidades para negócios que saibam atender a um perfil exigente e conectado. O protagonismo da terceira idade no mercado deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, consolidando um novo olhar sobre envelhecimento e participação econômica.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações