Pesquisar

Agentes de Desenvolvimento fortalecem o ambiente de negócios no PR

agentes de desenvolvimento economiapr
Foto: Jean Galvão

Fomentar, articular e mobilizar o fortalecimento econômico de cada município: essa é a essência do trabalho dos Agentes de Desenvolvimento, profissionais que ganharam reconhecimento no PRacelerar 2025, realizado em Foz do Iguaçu. O evento que trata do cenário de ambiente de negócios para micro e pequenas empresas é promovido pelo Sebrae/PR e segue até esta sexta-feira (3).

Atualmente, mais de 230 agentes atuam nos municípios paranaenses, incentivando novos empreendedores e fortalecendo o ecossistema local.

Junto às prefeituras, esses profissionais são responsáveis por articular atores estratégicos, difundir a cultura empreendedora, desburocratizar processos e simplificar a abertura de empresas.

Para Elaine Andreia Alcântara Dias Silva, agente em Porecatu, Norte do Paraná, o atendimento nas Salas do Empreendedor é fundamental.

“A Sala do Empreendedor é o coração do empreendedorismo nas cidades. É onde tudo acontece. Ali, os empreendedores encontram o suporte necessário para transformar suas ideias em negócios”, destaca.

O Sebrae/PR atua como parceiro estratégico, oferecendo não apenas informações atualizadas, mas também conteúdos práticos, como cartilhas e metodologias que ajudam a desmistificar o processo de empreender.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete, reforçou, durante o encontro, a relevância desses profissionais.

“Estamos chegando ao encerramento de 2025. Já atuamos diretamente em 377 municípios do Paraná, enfrentando desafios e construindo soluções. As novas gestões municipais precisam pensar na qualidade de vida da população, mas também no fortalecimento do empreendedorismo e é nesse ponto que os agentes se tornam nossos grandes impulsionadores.”, disse Rissete.

Em municípios menores, a atuação ganha ainda mais peso. Daisy Berlatto, de Renascença, Sudoeste do Estado, ressalta o impacto causado por esse relacionamento que visa a concretização de novos negócios.

“Oferecemos o passo a passo para quem deseja abrir uma empresa ou precisa de orientação para manter o próprio negócio. Trabalhamos de forma dinâmica, com apoio das cartilhas do Sebrae, levando informação e segurança a todos que querem empreender”, destaca Daisy.

O alcance dos agentes vai além do atendimento presencial. Muitas vezes, são eles que buscam o empreendedor em potencial. Luan Felipe Schimmelfenning, de Santa Helena, Oeste do Paraná, explica:

“Identificamos as principais demandas do município e, a partir disso, articulamos soluções reais. Essa governança entre secretarias e departamentos nos permite atender de forma prática às necessidades dos empreendedores locais”, detalha.

O Encontro Estadual de Ambiente de Negócios, que segue até sexta-feira (3), tem como objetivo promover a conexão entre agentes de diferentes regiões, compartilhar experiências e discutir estratégias para ampliar a rede de negócios em cada município.

A programação inclui debates sobre inteligência artificial, liderança, empreendedorismo e uso estratégico de dados, temas que contribuem para transformar realidades locais e impulsionar o desenvolvimento dos municípios paranaenses.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações