Pesquisar

Estudantes apresentam soluções para municípios do Centro-Sul

solucoes inovadoras economia
Foto: Divulgação

A mudança socioeconômica regional e o avanço do índice de desenvolvimento humano do território da Cantuquiriguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foram o pontapé para a realização de um programa-piloto já considerado transformador: o InovaCANTU.

No foco do programa estão os jovens do ensino médio e técnico, estimulados a práticas empreendedoras e de inovação, promovendo o desenvolvimento de competências e a geração de soluções para problemas reais das comunidades locais, especialmente nas áreas de agricultura e tecnologia.

Ao todo, 12 municípios participaram: Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Ibema, Espigão Alto do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. O InovaCANTU desafiou os participantes a identificar, compreender e propor soluções inovadoras para demandas levantadas por prefeituras, comitês gestores municipais e lideranças locais.

O presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Francisco Clei, destaca a importância de estimular os jovens da região.

“Temos a preocupação de manter o jovem na Cantuquiriguaçu. Estamos criando essa base para que ele saiba que é importante para nós. Sabemos que nosso desenvolvimento precisa dessa juventude, com novas ideias para fortalecer ainda mais nosso crescimento.”

Os jovens participantes passaram por mentorias e trabalhos em equipe para desenvolver propostas com impacto positivo e aplicabilidade prática no território. A consultora do Sebrae/PR, Thaís Costa, explica a aplicação do programa na prática.

“O InovaCANTU foi pensado para despertar nos jovens a percepção de que eles podem ser protagonistas da transformação de suas próprias comunidades. Quando o jovem entende que pode empreender, inovar e propor soluções para os desafios locais, ele cria um novo olhar sobre o território e sobre o futuro que deseja construir.”

Os desafios foram apresentados por cada cidade, e os estudantes foram estimulados a buscar soluções. Dihego Costa, coordenador do Hubi de Inovação e Tecnologia de Quedas do Iguaçu, comenta.

“Todos os municípios apresentaram seus problemas, e esses jovens trabalharam com soluções inovadoras. Os primeiros colocados receberam premiações, inclusive viagens, o que dissemina ainda mais a cultura de inovação e tecnologia.”

Cada município selecionou uma equipe vencedora que avançou para as etapas regionais, sediadas em Quedas do Iguaçu e Candói. A final aconteceu no dia 30 de setembro, com seis equipes finalistas, e teve como vencedores:

1º lugar: Laranjeiras do Sul – IAgro

João Vitor Sartorelli

Pedro Augusto Winski

Luiz Henrique de Pieri

Antoni Bovino Algeri

João Paulo Mayer Santos

2º lugar: Espigão Alto do Iguaçu – Cantu

Cleiton Schisler de Siqueira de Souza

Tayna Mayer

Luiz Eduardo Beilke

Eduarda Aparecida Buaszchak

3º lugar: Quedas do Iguaçu – Agro Raiz

Allana Mendes Kosniski

Fátima Caroline Dzindzig

Fernanda Milena Bloot

Maiane Brinski

João Paulo Mayer Santos, 17 anos, estudante de ensino técnico e integrante da equipe Laranjeiras do Sul – IAgro, primeiro lugar no InovaCANTU, apresentou um aplicativo que usa inteligência artificial para transformar dados em lucro, ajudando produtores a otimizar o uso de insumos caros.

“O projeto nos permitiu estar no ambiente de inovação e empreendedorismo e abriu portas para entender esses processos. Sem contar que mostrou ser possível solucionar um problema e transformar a ideia em uma startup, uma empresa”, comemorou João.

O programa fortalece o ecossistema de inovação da Cantuquiriguaçu, integrando escolas, poder público, setor produtivo e instituições de apoio.

O InovaCANTU contribui para que os jovens participem do desenvolvimento econômico regional, como destaca Jonilson Araújo, secretário de Indústria e Comércio de Candói.

“Temos o propósito de desenvolver os municípios da Cantuquiriguaçu, atraindo mais empresas e investimentos, e consequentemente gerando mais emprego e renda. Ações assim são essenciais para alcançar esse objetivo. Queremos falar mais de inovação para reunir esses jovens da nossa região e estimular futuros empreendedores.”

Esta foi a edição nº 1, e a expectativa é que, nas próximas, mais municípios participem, possibilitando ainda novas conexões e expansão regional.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae/PR, os Núcleos Regionais de Educação de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, o Hub de Inovação e Tecnologia da ACIQI (Quedas do Iguaçu), Engie Brasil Energia, Cooperativa Sicredi, Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, prefeituras municipais e associações comerciais.

Compartilhe

Leia também

segurança economia pr

Evento aborda futuro da segurança eletrônica no PR

clube cdc economiapr

 Clube CDC promove jantar com palestra de Miqueias Tagliari

outubro rosa economiapr

Como fica a saúde mental ao descobrir um câncer de mama?