A oitava edição do Prêmio Crianças Mais Saudáveis, iniciativa que visa valorizar as escolas públicas que incentivam e promovem hábitos saudáveis no ambiente escolar, acaba de anunciar os projetos vencedores Dentre as dez vencedoras, estão as escolas do Paraná C.E.E.F.M. Profis Leôncio Correia (Curitiba) e E.F.M. Dra. Zilda Arns Neumann C E (Guaratuba).
O projeto da Escola Estadual de Curitiba, que tem como nome “Cultivando saberes e Hábitos saudáveis” partiu de diagnósticos de problemas de saúde mental coletados pela equipe da escola ao longo de uma série de estudos. O projeto propõe cinco ações que somam 15 meses de atuação, são eles:
- Jardim de plantas medicinais afro-brasileiras: para promover a valorização de múltiplos saberes da medicina, cultura alimentar e enfrentamento ao racismo.
- Festival dos povos Originários: Valorização e promoção das culturas indígenas brasileiras, especialmente as localizadas no Estado do Paraná.
- Gincanas: Gincanas trimestrais voltadas para a promoção de hábitos saudáveis e sustentabilidade.
- Parquinho Naturalizado: Espaço de brincadeiras e diversão construído com materiais sustentáveis, além de árvores frutíferas nativas, bebedouros de água, oca indígena, entre outros.
- Regulação do uso de smartphone na Escola: Processo participativo de conscientização sobre os malefícios do uso de Smartphones para a saúde física e mental, além dos prejuízos pedagógicos.
Já o projeto da E.F.M. Dra. Zilda Arns Neumann C E, escola de Guaratuba, recebeu o nome de “Capoeira alimento da terra – Arte do brincar”. As atividades principais do projeto são a implementação de um pequeno sistema agroflorestal na escola, o manejo do sistema e ações de educação que ele proporciona. Além dessas ações de desenvolvimento ambiental, a escola pretende trabalhar com a corporeidade, a história e a musicalidade da capoeira em contraturno escolar, com intuito de promover atividades físicas e massificar o acesso à história afro-brasileira na escola.
O prêmio de R$38 mil entregue à cada uma das instituições de ensino vai acelerar a conclusão dos projetos e as escolas ainda recebem mentorias pedagógicas para o desenvolvimento de ações em prol da comunidade escolar.
“O Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma ferramenta importante no apoio ao desenvolvimento e estímulo de hábitos mais saudáveis. A participação das escolas é também fundamental para que as crianças tenham uma vivência e escolham seus alimentos de forma mais consciente e saudável. É um orgulho imenso fazer parte de um projeto como esse que, desde 2018, já alcançou mais de 184 mil crianças e mais de 16 mil educadores, em mais de sete mil municípios do Brasil. Só o Prêmio deste ano impactou 129.752 estudantes”, explica Gisele Pavin, Head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.