O Google é o maior buscador da internet, sendo responsável por 90% das pesquisas feitas na internet, de acordo com o Statista. Por essa razão, empresas de todo o mundo buscam um espaço nos resultados das buscas da big tech. Com as técnicas corretas de SEO, uma empresa consegue um bom posicionamento orgânico no Google, o que se torna um grande diferencial no mercado atual.
Mas os critérios do “Search Engine Optimization” requerem conhecimento técnico para maior assertividade. Vendo essa demanda crescente, o empreendedor Diógenes Malaquias Sousa fundou, há dois anos, a LabMídia, um laboratório de marketing digital especializado em SEO para posicionamento orgânico no Google. Ao lado do sócio, Rafael Pirondi (COO), de Londrina, de janeiro a abril desde ano, a empresa dobrou o faturamento, alcançando a marca mensal de R$400 mil.
Para saber mais sobre o setor e metas da empresa, o Economia PR Drops conversou com Diógenes, CEO da LabMidia. Confira:
Qual a importância do SEO para empresas?
Diógenes: O SEO é muito importante para as empresas porque ele as coloca no Google e coloca de forma eficiente, ou seja, sempre que um cliente ou um lead, um possível cliente pesquisa qualquer termo em relação a uma empresa que é bem trabalhada no SEO, esse lead vai achar o conteúdo no site dessa empresa, então por isso que o SEO é tão importante
Como o SEO pode influenciar a competitividade de uma empresa?
Diógenes: O SEO pode influenciar a competitividade de uma empresa melhorando o branding dela, o awareness, melhorando a fama dela. As pessoas confundem os primeiros colocados do Google em SEO como as melhores empresas do ramo ou da área, porque é o próprio Google que coloca essas empresas lá. Então, SEO também é muito branding e traz esse diferencial competitivo para a marca de uma empresa.
Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao implementar estratégias de SEO?
Diógenes: Os principais desafios que as empresas enfrentam ao tentar implementar estratégia de SEO é a falta de conhecimento técnico de como fazer. Pouquíssimas pessoas no Brasil sabem realmente como fazer e aí elas se escondem por trás do jargão de que SEO é resultado a longo prazo, porque essas pessoas têm tempo para enrolar, enrolar, demorar, demorar a fazer. Aqui na LabMídia a gente é a única empresa de prestação de serviço de SEO que eu conheço que garante entregar resultados a curto prazo para SEO.
Quais as tendências em SEO e qual a melhor forma de explorá-las?
Diógenes: Não existe uma tendência clara para a SEO, o algoritmo do Google, ele vive em atualização constante, sempre buscando selecionar os sites que vão trazer a melhor experiência para o usuário dele. Visto isso, o que a gente tem que fazer em relação a SEO é fazer com que o nosso site dê uma boa ou uma excelente experiência para o usuário que está navegando nele. Dessa forma, o Google vai nos indicar mais.
Como o mercado paranaense tem contribuído para o crescimento da LabMídia?
Diógenes: O Paraná é um pilar econômico do Brasil, com forte impacto no agronegócio, indústria, energia e logística, além de estar cada vez mais presente em setores de alta tecnologia. É um dos maiores exportadores de carne suína e de frango do país, tem um parque industrial diversificado, seja no setor automobilístico, papel e celulose, alimentos e bebidas, além de máquinas e equipamentos. Curitiba e sua região metropolitana são importantes polos industriais, além de abrigar startups e empresas de tecnologia. Nossa empresa é nova, estamos ganhando território agora, construindo cases. Mas o Paraná é uma peça fundamental do nosso “quebra-cabeça”, até pelo nosso sócio ser do estado e morar em Londrina. Estamos avançando na região. A LabMídia fez o posicionamento orgânico no Google da Anjos Colchões, uma empresa do Paraná com mais de 300 lojas na América Latina. Quando pegamos o caso, eles tinham menos de 20 mil acessos ao site. Hoje já tem mais de 50 mil.
Quais os próximos passos da empresa?
Diógenes: Próximos passos da empresa focando no nosso crescimento, continuar crescendo, continuar divulgando nossa marca, adquirindo mais clientes, fortalecendo o nosso branding. A gente está na fase agora de pensar muito em branding para ficar cada vez mais respeitado em todos os ambientes que a gente circula.