Search

As estratégias de crescimento sustentável e a expansão planejada do Blue Park

Blue Park Elvio Andrade Economia PR
Foto: Divulgação

De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas que integram práticas sustentáveis aos seus planos de crescimento têm 76% mais chances de superar seus concorrentes em médio e longo prazo. No setor de turismo, segundo outro estudo, dessa vez da consultoria PwC, empresas turísticas que adotam estratégias como uso de energia renovável, gestão eficiente de recursos hídricos, e redução de emissões de carbono atingem taxas de crescimento anual superiores a 10%. Um exemplo é o Blue Park, em Foz do Iguaçu.

O parque aquático do Grupo Mabu anunciou, recentemente, um investimento de R$ 10 milhões em um novo atrativo, além de um crescimento previsto de 26%. De acordo com o diretor do Blue Park, Elvio Andrade, a projeção do empreendimento está alinhada e em sinergia com as metas de longo prazo do grupo como um todo. 

Saiba mais sobre os objetivos e perspectivas do parque e do grupo hoteleiro no Economia PR Drops a seguir.

Quais são os próximos passos para a expansão do Blue Park? Há planos para a construção de novos hotéis ou outras infraestruturas no complexo?

Elvio: O Grupo Mabu é uma empresa de expressão nacional. Atua no ramo de negócios imobiliários, turismo, agronegócio e energia. Uma empresa familiar que até 2010 era gerida exclusivamente pela família, que após o falecimento do patriarca passou a investir na profissionalização e gestão dos negócios. Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, revisado anualmente e hoje encontra-se no 16º. Ciclo. Hoje, na hotelaria e turismo, o Grupo é composto dos hoteis: Mabu Thermas em Foz do Iguaçu e Mabu Business em Curitiba. Possui também o My Mabu, empreendimento de economia compartilhada e o Blue Park, parque aquático localizado em Foz do Iguaçu. No masterplan do complexo turístico Mabu, temos planos de expansão de novos hotéis, bem como opções de multipropriedade e time share. Isso visa acomodar um número crescente de visitantes e diversificar as opções de hospedagem no complexo. Como também há planos de expansão do Blue Park.

Como o parque pretende manter o ritmo de inovação e lançamento de novas atrações a cada dois anos?

Elvio: Buscamos transitar mais no lazer, e assim, equilibrar as receitas: turismo x lazer x eventos. Essa mudança começou a ser implantada e inauguramos o Blue Park, que oferece diversão e entretenimento para hóspedes e turistas de todas as idades. Nesse momento iniciamos o processo de crescimento e diversificação de negócios do grupo. O Blue Park tem sido um dos grandes diferenciais do turismo de Foz do Iguaçu, atraindo famílias e grupos que buscam momentos de lazer e relaxamento. Para manter o ritmo de inovação e lançamentos de novas atrações, o Blue Park adota um planejamento financeiro e estratégico de longo prazo que visa o crescimento de todo o complexo Hoteleiro Mabu. Ao atingir essas métricas financeiras de longo prazo, o Blue Park não apenas manterá o ritmo de inovação e crescimento, mas também fortalecerá sua posição como um dos principais atrativo turísticos do Brasil, impulsionando o crescimento do complexo e atraindo um número crescente de visitantes.

Quais os principais desafios para a expansão do parque?

Elvio: Os principais desafios para a expansão do Blue Park incluem obter financiamento, controlar custos, cumprir prazos, adotar práticas sustentáveis, seguir normas de segurança, diferenciar-se no mercado, engajar a comunidade, melhorar a infraestrutura e integrar novas tecnologias.

Como o crescimento do Blue Park está alinhado com a estratégia geral de expansão do Grupo Mabu?

Elvio: Desde a implantação da Governança Corporativa o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de aproximadamente R$78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$300 milhões, um crescimento expressivo. Para os próximos 5 a 8 anos, a expectativa é o investimento próximo de R$600 milhões, gerando um VGV (Valor Geral de Vendas) de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Grupo investiu em torno de R$ 30 milhões na ampliação do My Mabu, e neste ano estamos expandindo do Blue Park, com a chegada de uma nova atração. O crescimento do Blue Park está alinhado com a estratégia de expansão do Grupo Mabu, refletindo uma abordagem integrada para o desenvolvimento do complexo turístico. Isso inclui a expansão da infraestrutura hoteleira, o lançamento de novas atrações, a sinergia de serviços, o fortalecimento da marca, um planejamento financeiro estratégico e um impacto econômico positivo na região. Essa sinergia assegura um crescimento sustentável e integrado para ambos.

Compartilhe

Leia também

consumidor paranaense arthur igreja economiap

Como a tecnologia está redefinindo os hábitos do consumidor paranaense

almox tech economiapr

Como a Almox Tech cresceu 300% e se tornou uma das 100 Open Startups do Brasil

comunitive comunicação interna economiapr

Como a Comunitive quer se tornar referência em comunicação interna no país