Search

Prêmio Legado de Empreendedorismo Social acontece no próximo dia 25

premio legado economiapr
Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de outubro, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social vai anunciar a iniciativa vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que reconhece iniciativas de impacto social e ambiental aceleradas pelo Projeto Legado 2024.

A cerimônia acontece a partir das 18h30, no Innosphera Meeting Center, parte do ecossistema de inovação Hotmilk da PUCPR, em Curitiba (PR), e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Legado, a partir das 19h30. Interessados em acompanhar o evento on-line devem se inscrever previamente.

Neste ano, 15 lideranças de negócios e organizações sociais participaram do programa de aceleração, que incluiu mais de 140 horas de formações presenciais. Após essa jornada, 12 iniciativas foram selecionadas como finalistas.

Além disso, os projetos passaram por três desafios de impacto avaliativos e uma banca de seleção, em que foram escolhidos os finalistas que agora disputarão o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social.

Cinco deles receberão um investimento financeiro de 10 mil reais cada para a expansão de seu projeto de impacto. Um dos prêmios é oferecido pelo Instituto Legado, enquanto os demais serão entregues por investidores sociais parceiros.

As iniciativas finalistas representam uma diversidade de áreas de atuação, desde saúde e sustentabilidade a inclusão e educação, destacando-se pelo impacto positivo gerado nas comunidades em que atuam.

As finalistas são: Associação Aquecendo Corações Curitiba, Associação Fibromiálgicas(os) do Brasil, Coisas da Sofia, Dapracriar, EDUCLIMA – Educação Climática e Soluções Sustentáveis, e.feito Social, Essence Wedding, Instituto Selo Social, InvesTEENdo, Macondo – Chocolates Artesanais, Pet Eco Brasil e Saúde no Lar.

O evento também apresentará os resultados do Programa de Bolsas Legend 2023 para Mulheres Negras que Transformam, com destaque para o depoimento de Jamille de Souza, empreendedora da Interpres, empresa de tradução em Libras, e uma das bolsistas.

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social e a Legend Investimentos, empresa do mercado financeiro, se uniram para lançar o programa, que ofereceu 32 bolsas integrais para o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto.

A campanha chegou a outros investidores que juntos alcançaram 44 bolsistas. As bolsas foram voltadas exclusivamente para mulheres negras que atuam em projetos sociais ou ambientais em todo o país.

O encerramento terá a atração musical do cantor, compositor e instrumentista Lucas Terra e uma confraternização, proporcionando um espaço para networking e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social.

O Projeto Legado é um programa de aceleração gratuito do Instituto Legado, que oferece cinco meses de capacitação e mentorias para empreendedores sociais.

O programa aborda temas como modelagem de negócios, aspectos jurídicos, gestão e planejamento, sustentabilidade financeira, comunicação, entre outros.

O Projeto já acelerou diversas organizações de diferentes regiões do Brasil, como ASID Brasil, Instituto Unidos pela Vida, Elo Apoio Social e Ambiental, Olha o Peixe, Vida Priori, APAE Curitiba, Barco Sorriso, Badu Design, Instituto Nacional Leva Ciência, e muitos outras.

Com metodologia exclusiva do Instituto Legado, o conteúdo programático é estruturado a partir do DNA do Empreendedor Social – conceito desenvolvido pelo presidente da instituição, James Marins, em seu último livro: A Era do Impacto.

O método tem como pilares as dimensões propósito, inovação e atitude. O objetivo é oferecer a negócios e instituições que atuam em causas sociais e ambientais ferramentas de gestão e uma rede colaborativa para impulsionar as ideias, consolidar a sustentabilidade financeira e expandir o impacto positivo que geram na sociedade.

Compartilhe

Leia também

wonder park economiapr

Crescimento do Wonder Park impulsiona expansão e novos investimentos

atacado de semijoias economiapr

Marca de semijoias foca em revendedoras e prevê 10% de crescimento

horse brasil economiapr

HORSE Brasil recebe o certificado “Great Place To Work”