Search

A importância das empresas familiares no Brasil

thaíse thomé empresas familiares economiapr
Foto: Marcos Labanca

É uma honra e uma alegria participar deste espaço como colunista. Minha contribuição será uma perspectiva mais aprofundada sobre um tipo de negócio presente em todo o mundo: as empresas familiares. 

Como neta de empresários familiares, esposa, mãe e advogada, posso garantir que os temas tratados aqui serão muito interessantes, começando pelo impacto econômico que as empresas familiares representam.

Empresas familiares são responsáveis por 65% do PIB brasileiro e representam 90% do mercado nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

E quais são os principais desafios dos negócios familiares na atualidade?

A pesquisa “Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras”, realizada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) em parceria com a PwC, mostrou que a consolidação de práticas de governança em empresas familiares é diretamente influenciada por três fatores: a presença do fundador no negócio, o porte da empresa e o ciclo geracional em que se encontra a sua gestão.

A mesma pesquisa aponta que os conflitos familiares são a principal razão para a saída de sócios (42%), seguidos pela necessidade de profissionalização da gestão (35%) e problemas financeiros (26%).

Esses conflitos podem ser “prevenidos” por meio de algumas ações práticas, como é o caso de documentos específicos que disciplinam o relacionamento empresarial. Além disso, o protocolo familiar é fundamental para estabelecer os papéis e responsabilidades, direitos e obrigações, regras e sanções, válidos para todos os membros da empresa.

Já vimos como as empresas familiares sustentam a economia nacional. Por isso, é preciso, mais do que nunca, maturidade e papéis esclarecidos para que, não apenas a família, mas a base do país sigam firmes e em constante crescimento.

Compartilhe

Advogada especialista em direito patrimonial e empresas familiares.

Leia também

planejamento sucessório thaíse thomé economiapr

Receita para a longevidade das empresas familiares

empresas familiares economiapr

Casamento: a decisão financeira que transforma negócios e famílias

planejamento sucessório thaíse thomé economiapr

Planejamento sucessório em empresas familiares: lições de incertezas e legados duradouros